Cidadeverde.com

Encontro de Pesca e Aquicultura discute projetos executados no Norte do Piauí

Imprimir

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta quarta-feira (6), a partir das 8h, no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o 11º Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O evento é gratuito e conta com palestras, mesas redondas, exposições, inovações tecnológicas e debates sobre políticas públicas voltadas ao setor. 

Organizado pela Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, o encontro é composto por pescadores, piscicultores, marisqueiras, produtores rurais, associações, professores, acadêmicos, pesquisadores, técnicos de empresas públicas e privadas, além de representantes de órgãos públicos. Na oportunidade, serão apresentadas e discutidas iniciativas com a troca de experiências no desenvolvimento dos projetos de pesca, produção de peixes, reuso da água para irrigação, sanidade e sistema de inspeção sanitária. 

Já os órgãos públicos e instituições convidadas irão apresentar e discutir temáticas, como: apoio dos programas de fomento do Governo Federal; procedimentos de outorga; licenciamento ambiental; gestão dos recursos hídricos e de projetos comunitários de pesca e de aquicultura, dentre outros.

O superintendente da regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, palestrante da abertura do evento, avalia a importância do encontro para os beneficiados. “É uma ação anual organizada pelo escritório da companhia, em Parnaíba, que oportuniza discutir temáticas salutares como gestão de projetos comunitários e aplicação de vacinação de tilápias cultivadas em tanques-redes, cultivo de camarão em águas interiores, ações governamentais direcionadas aos produtores rurais, inovações tecnológicas e uma série de outras abordagens. Mais que investir recursos, é uma demonstração que também temos fomentado conhecimento e qualificação nos 12 territórios piauienses”, disse. 

As inscrições estão sendo feitas por meio do link https://www.even3.com.br/xi-encontro-codevasf. O evento será transmitido pelo canal oficial da Codevasf no Youtube. Para informações, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (86) 3322-4034.

Em 2022, a Codevasf beneficiou 29 projetos de pesca e aquicultura nos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó, Luzilândia, Matias Olímpio, Murici dos Portelas e Parnaíba, distribuídos entre os territórios piauienses dos Cocais e da Planície Litorânea.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais