Cidadeverde.com

Segunda edição do Delta Jazz Festival leva programação musical para a cidade de Parnaíba

Imprimir

A cidade de Parnaíba recebe, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a segunda edição do Festival de Jazz Delta, evento gratuito que vai agitar o litoral do Piauí, promovendo a cultura e impulsionando a economia local. O festival acontecerá no VM Marina Club e no Porto das Barcas, onde grandes nomes da música subirão ao palco.

O evento foi pensado como uma maneira de homenagear o Delta do Parnaíba, com toda a sua exuberância e potencialidade, e o Jazz, gênero musical que será o destaque ao longo dos três dias de festival.

Subirão ao palco do Delta Jazz Festival os talentosos músicos Rui Mário, Roberto Chinês, Zé Roraima, Myriam Eduardo, João Filho & Fernando Alves, além dos grupos Jazz no Fole, Quarteto Soul Vox e Triomembé.

Idealizado pelo músico Júlio Medeiros, o Delta Jazz Festival é uma iniciativa da comunidade artística piauiense, visando a promoção da música, com patrocínio do VM Marina Club. Em sua segunda edição, o evento já se consolida como marca de um novo cenário cultural não apenas para a população de Parnaíba, mas para todo do Piauí e para aqueles, de fora do Estado, que buscam como destino a Rota das Emoções.

Feira gastronômica

Além de celebrar a boa música, o Delta Jazz também busca impulsionar a economia local, apresentando uma feira gastronômica que reunirá o melhor da culinária regional e da cerveja artesanal.

Desafio Delta do Parnaíba

O festival vai além, se integrando à programação da 5ª Edição do Desafio Delta do Parnaíba Ultra, circuito de corrida cujo ponto de chegada será o Festival Delta Jazz, no Porto das Barcas, onde ocorrerá a premiação dos melhores colocados.

Atrações musicais

Rui Mário - acordeonista e tecladista, Rui Mário traz a música no sangue: é filho de Seu Raimundinho, sanfoneiro conhecido de longa data por quem aprecia forró de qualidade, o chamado pé de serra. Versátil, passeia com desenvoltura por estilos diversos, como choro, forró, tango e a música popular. já tocou, em discos e shows de artistas como Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Gildomar Marinho e Lena Machado, entre outros.

Roberto Chinês - foi saudado como garoto prodígio do cavaquinho e bandolim ao tocar, de igual pra igual, com grandes mestres do choro no Maranhão. Aprendeu a tocar com 8 anos de idade, e com 13 para 14 anos quando começou a frequentar as rodas do Clube do Choro Recebe. Não demorou muito a enveredar pelo bandolim de mestres como Evandro, Jacob, Reco e Ronaldo. Hoje é professor de música, Bandolinista e Cavaquinhista e já participou de diversos projetos de Samba e Choro pelo Brasil.

Zé Roraima - cantor, compositor e produtor musical. Seu trabalho entrelaça múltiplos gêneros numa construção particular de MPB, definida por ele como a junção dos elementos música, poesia e brasilidade. Atualmente desenvolve trabalhos solos e na companhia da banda Terê Groove.

Myriam Eduardo - iniciou sua carreira musical após conquistar o 2º lugar e o Prêmio de Melhor Intérprete no Canta Nordeste de 1994, com a música “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar”, de Cruz Neto. Na carreira, tem parceria com Roberto Menescal, com quem fez alguns trabalhos no Rio, e também com Danilo Caymmi, quando atuou como backing vocal e durante dois anos. Ela também trabalhou como backing vocal da banda Biquíni Cavadão.

Paulo Dantas - músico, professor, baixista, compositor, arranjador e produtor musical. Na área da performance, composição, arranjo e interpretação musical, lançou sete produções fonográficas: os CDs "Onde tudo começou" (2011) e "Arranha céu" (2014), os DVD/CDs "Os cabras da América" (2017) e "Jam Session" (2022), e os singles "Intocável" (2020), "The Real Feeling" (2021), e "O mesmo é o outro" (2023). 

João Filho & Fernando Alves - João Filho é saxofonista  técnico formado no Instituto Federal do Piauí e graduado em música pela Universidade Estadual do Maranhão. Já acompanhou vários grupos musicais e estilos variados no estado. Participou da orquestra Caneleiro Jazz Band, do Clube do Jazz, dos grupos Jazz no fole, 4 Sessions, bem como diversas bandas de forró do estado. Já foi saxofonista na banda do grande baixista Ney Conceição, foi convidado no show do baterista Di Stefano e participou de vários festivais como Barra Jazz, Festival de inverno de Pedro II. Fernando Alves de Sousa é músico da Orquestra Sinfônica de Teresina. Já acompanhou a orquestra Jazz sinfônica da UFPI e trabalhou por oito anos na banda municipal de Teresina, Banda 16 de Agosto. Participou do musical Queen experience com a big Band cabeleireiro Jazz Band e acompanhou a grande Bibi Ferreira no aniversário do Theatro 4 de Setembro em 2014, junto com a orquestra Caneleiro Jazz  Band.

Jazz no Fole - grupo criado em 2014 por Júlio Medeiros, com a ideia inicial de criar um som com base na mistura dos ritmos brasileiros, baião, samba, chorinho e maracatu, e assim incorporando a liberdade de improvisos e levadas do jazz tradicional. O grupo é composto pelos músicos Júlio Medeiros (contrabaixo), Lívio Nascimento (guitarra), Ivan Silva (acordeon) e Bruno Moreno (bateria). O repertório segue um mix de músicas autorais e clássicos da música instrumental.

Quarteto Soul Vox - o quarteto é a união de músicos, rejuntada por diferentes formas de interpretações, com o objetivo de levar ao grande público um som agradável aos ouvidos. Formado por músicos que tem em comum a habilidade com instrumentos como o piano, o violino, o baixo e com a voz, o Quarteto Soul Vox vem conquistando espaço nas redes sociais, a realização de eventos e o gosto das pessoas que segundo o grupo, sempre os tem recebido de maneira acolhedora.

Triomembé - trio de música instrumental que surgiu em Barra Grande em Setembro de 2022. O nome do grupo traz consigo a referência aos povos indígenas do litoral piauiense, os Tremembés. O Trio é formado por músicos de diferentes partes do Brasil, Newton Leal (Piauí), André Wilker (Maranhão) e Lucas Ângelo (Brasília), e essa diversidade cultural de cada um agrega muito na expressividade musical do grupo. 

PROGRAMAÇÃO DELTA JAZZ FESTIVAL:

7 de dezembro (quinta-feira) – VM Marina Club 

20h - Roberto Chinês & Rui Mário 
21h - Paulo Dantas
22h30 - Quarteto Soul Vox 

8 de dezembro (sexta-feira) – VM Marina Club 

20h - Jazz no Fole
Myriam Eduardo 
João Filho & Fernando Alves 
22h - Triomembé 

9 de dezembro (sábado) – Porto das Barcas 

19h - Zé Roraima

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais