Cidadeverde.com

Estudantes da UFPI cobram solução para o transporte público após episódio de agressão em ônibus

Imprimir

Por Roberto Araujo

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram na tarde desta quinta-feira (7) para cobrar soluções para os problemas do transporte público da capital após uma confusão que aconteceu na noite de quarta (6) em que o cobrador e alguns estudantes se envolveram em um episódio de trocas de agressões

Alguns vídeos que circulam em redes sociais mostram o o momento em que o cobrador e alguns passageiros se desentenderam no veículo e começam a brigar. Eles chegam a trocar socos e o motorista do ônibus tenta apartar a confusão. (Veja vídeo acima)

O estudante André Aguiar, que aparece nas imagens em meio à confusão, disse ao Cidadeverde.com que a confusão ocorreu porque o cobrador pediu para que ele passasse a catraca e ele respondeu dizendo que não era possível porque o veículo estava superlotado.

"O cobrador quis insistir que eu passasse, e quando eu falei que não dava, ele disse pra eu me virar  e eu disse que não dava. Aí ele começou a se levantar da cadeira, começou a apontar o dedo na minha cara, e ele disse que não tinha medo de mim, porque eu tava olhando pra ele. E ele começou a me xingar e nisso desferiu vários socos na minha cara, eu consegui me defender", disse.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A estudante Dara Neto, que também presenciou a ação e disse que chegou a pedir para que ele se controlasse. "Eu estava sentada no ônibus e vi uma confusão que estava acontecendo, e ouvi que tinha o cobrador agredindo uma mulher dentro do ônibus e rapidamente fui ver o que de fato tava acontecendo. E quando cheguei lá, ele estava dando soco nos estudantes, atingindo uma estudante também, e ai comeceu a falar pra ele que não deveria fazer isso, agredir nenhuma mulher, e não ter aquela prática. Simplesmente ele estava tão descontrolado que, além das agressões físicas que fez, começou a ameaçar a gente", relatou.

O cobrador envolvido na situação, identificado apenas como Ferreira, divulgou um vídeo nas redes sociais em que se defende, dizendo que o estudante iniciou as agressões. Ele chega a mostrar algumas marcas no corpo, que seriam da violência sofrida.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com


Estudantes da UFPI se reuniram no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI

"Simplesmente mandei o passageiro passar e ele veio a me agredir. Teve algumas pessoas que ficaram ao lado dele mas foram poucas, todo mundo que tava dentro do ônibus foi embora e só ficaram uma minoria", disse o cobrador.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público (Sintetro), Antônio Ferreira, disse que ouviu o cobrador e que também quer ouvir a versão dos estudantes para que haja um entendimento. "A gente torce por um entendimento, ouvimos hoje o cobrador, que disse que foi uma situação de mal entendido, disse que foi agredido, e queremos ouvir os estudantes porque nós estamos juntos na luta por uma melhoria no sistema de transporte público em Teresina", relatou.

Os estudantes apontam que o problema é também ocasionado pelas superlotações dos ônibus, sobretudo em horário de pico. "A gente quer mais transporte público, queremos defesa da vida das mulheres, porque esse problema também é por conta dessa superlotação dos ônibus", disse a estudante.

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informou que tem ciência dos problemas de transporte público na UFPI e que está planejando criar mais quatro linhas para a universidade. (Veja nota a seguir na íntegra)

Nota Strans

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) esclarece que tem ciência da necessidade de ampliação para melhorias no atendimento aos usuários do transporte público na Capital, especialmente dos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e sensível a causa estudantil, informa que já existe em andamento um estudo na Diretoria de Transportes Público da STRANS, em fase final de elaboração de projeto, para implantação de pelo menos mais 04 (quatro) novas linhas de ônibus com saída dos bairros, nas quatro zonas da cidade, com o objetivo de fazer linha bairro direto para a  UFPI, para facilitar o acesso e melhor atender aos estudantes e assim desafogar e descentralizar mais a linha de ônibus 401 - Universidade, que faz parte do Consórcio Urbanus que opera na zona Leste da Capital, que atualmente conta com 09 (nove) veículos em circulação para atender as diversas demandas de passageiros e usuários do transporte público com destino à UFPI.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais