Cidadeverde.com

Odontologia: Hospital da PM realiza mutirão neste sábado (09)

Imprimir

Foto: CCOM

O Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo realiza, neste sábado (9), um mutirão de atendimentos e cirurgias no Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), em Teresina. O objetivo é zerar a fila de espera para tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas que necessitam de atendimento com sedação ou anestesia geral.

De acordo com a tenente-coronel Amparo Veloso, diretora do Serviço Odontológico do HPM, serão atendidos oito pacientes, a partir das 7h, no centro cirúrgico, onde vão ser feitos procedimentos como: profilaxia, aplicação de flúor, restaurações e exodontias. “O serviço beneficia pacientes com deficiência cognitiva severa, que não têm entendimento de serem atendidos em âmbito de ambulatório”, explica a diretora.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, disse que o serviço tem uma importância muito grande na vida e na saúde de quem necessita de um tipo especial de atendimento. “Nós sabemos que as pessoas com autismo e deficiência intelectual têm dificuldade em fazer um tratamento odontológico, pois muitas vezes eles precisam ser sedados e aqui nós temos toda essa estrutura montada para melhor atendê-los, com toda a segurança necessária”, reforçou o secretário.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Saúde (Sesapi) e do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM).

O serviço

O Centro de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo funciona no Hospital da Polícia Militar do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, 1750, bairro Ilhotas. O atendimento ocorre nas segundas, terças e quartas-feiras, na parte da manhã, com seis vagas por dia. O agendamento pode ser feito pelos telefones (86) 3216-1528 / (86) 3216-1529, ou pessoalmente no HPM.

Atendimento

A primeira avaliação deve ocorrer no Centro Especializado em Odontologia (CEO) do município (ou região) onde o paciente reside, ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), através de triagem. Após o atendimento no CEO, se necessário, o paciente será encaminhado para fazer o agendamento do procedimento odontológico no Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo do HPM.

 

Fonte: CCOM

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais