Cidadeverde.com

Fenômeno ao redor do sol em Teresina pode ser o anuncio de chuva

Imprimir


Por Débora Cardoso(*)



 

O céu registrou um fenômeno que agrada os olhos e traz boas notícias, fotos registradas na manhã desta sexta-feira (8), mostram um “Halo Solar” em torno do sol. O fenômeno não é novidade na capital doe estado, o evento aconteceu pelo menos duas vezes este ano e trouxe a boa notícia de previsão chuva.

De acordo com o climatologista Werton Costa, o Halo solar é um anuncio de uma dinâmica diferente do céu, que envolve o movimento de umidade e por isso está diretamente relacionado com a possibilidade de chuva.

"A umidade geralmente é transportada na parte mais alta do céu, no topo da troposfera. E aos poucos, essa umidade vai se consolidando na forma de nuvens. Então nuvens que trazem chuva. Então o halo é como se fosse uma previsão natural de mudança das condições de tempo" descreve o especialista.

Já a beleza cativante do fenômeno, está relacionada a forma como a luz atravessa as nuvens.

"É um fenômeno físico. A luz, ela atravessa nuvens muito tênues, muito frágeis, fibrosas, formadas por gelo, que são chamadas de cirros, as nuvens cirros. E ao atravessar essas nuvens, que são cristais, suspensos, a luz é refratada, ela é fracionada. O processo de divisão da luz faz com que se forme esse círculo, esse anel, que na verdade é a tradução de halo, uma palavra grega. Então é um anel com cores semelhantes à do arco-íris e mostra como essa unidade está se movimentando na parte mais alta do céu", explica o Climatologista Werton Costa.

(*) Estagiária sob supervisão



 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais