Cidadeverde.com

Javier Milei toma posse como novo presidente da Argentina

Imprimir

 

 

O Congresso Nacional empossou Javier Milei presidente da Argentina um pouco antes do meio-dia deste domingo (10.dez). Sob gritos de "Liberdade", em referência ao nome do partido do libertário "La Libertad Avanza", e vaias direcionadas à Cristina Kirchner, Milei fez seu juramento e recebeu a faixa presidencial das mãos do ex-presidente Alberto Fernández. 
Posteriormente, ele e a vice-presidente, Victoria Villarruel, assinaram os termos de posse. Enquanto a vice discursou no Congresso, Milei quebrou protocolos e discursou para seus apoiadores na escadaria da casa legislativa. 

"Hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país", disse 

"Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso", discursou o presidente.

Em seu discurso, Milei também afirmou que recebeu a "pior herança de um governo na história" e prometeu lutar contra a inflação com "unhas e dentes".

"Tal como a queda do Muro de Berlim marcou o fim de uma era trágica para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de virada da nossa história", afirmou. "Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos a receber".

"Não há dinheiro", afirmou Milei
A crise econômica que assola a Argentina pautou a maior parte do longo discurso do presidente eleito. Milei foi enfático sobre o fato de não haver dinheiro, e reforçou que irá realizar cortes nos gastos públicos. 

"Não podemos nos endividar, não podemos emitir e não podemos continuar sufocando o setor privado com impostos. Não há alternativa se não o choque", disse o novo presidente."Infelizmente, isto terá impacto na atividade econômica, na pobreza e nos salários", admitiu.

Milei também afirmou que o país deve atravessar uma estagflação, antes de melhorar. "Não vai ser fácil. 100 anos de fracassos não podem ser desfeitos num dia. Mas um dia começa e esse dia é hoje", disse.

"Estamos certos de que a liberdade é a única forma em que poderemos sair do poço em que nos colocaram."

Javier Milei finalizou o discurso às 12h50, e se direcionou à Casa Rosada, residência oficial da presidência, em carro aberto. No local, ele irá recepcionar delegações estrangeiras, incluindo o chanceler brasileiro Mauro Vieira -- que representa o Brasil na posse. Posteriormente, ele irá até a Catedral Metropolitano de Buenos Aires para um culto ecumênico. 

O presidente então volta para a Casa Rosada e empossa seus ministros. Ainda não se sabe se serão 8 ou 9, já que Milei afirmou durante a campanha presidencial que irá extinguir o Ministério da Saúde. Após a posse do governo, Milei vai para o Teatro Colón, principal casa de ópera do país, para assistir uma versão enxuta da ópera Madame Butterfly, do italiano Giacomo Puccini. 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais