Cidadeverde.com

Teresina inicia hoje (11) reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos e imunocomprometidos

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues e Gorete Santos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta segunda-feira (11) o reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos e mais e pessoas imunocomprometidas acima dos 12 anos.

A vacina contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – Edifício garagem, estacionamento do G3. O horário de funcionamento do posto do shopping é das 13h às 19h, já as UBS funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“A princípio são esses dois públicos que podem estar recebendo essa nova dose de reforço. Então a vacina vai estar disponível em todas as unidades básicas de saúde, como já vem sendo ofertada para os demais públicos. No turno da manhã e no turno da tarde, de segunda a sexta-feira. E também no ponto localizado, no Teresinha Shopping que funciona das 13 às 19 horas, também de segunda à sexta-feira. A vacina foi incluída nesse grupo para idosos e imunocomprometidos.”, informou Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

Ela explicou que a dose de reforço da bivalente acontece após o aparecimento de novas variantes.

“Essa nova dose de reforço da vacina bivalente, foi considerando que foram identificadas essas duas novas sublinhagens da variante, aqui no território, no Brasil. Com o aumento de casos, apesar de ainda serem casos leves, mas o Ministério da Saúde já passou a ofertar a vacina para esse público, considerando que após seis meses da vacinação, há uma queda na proteção. Então, a vacina está disponível para quem já recebeu uma dose da vacina bivalente. Então, quem já está com intervalo mínimo de seis meses vai estar recebendo uma nova dose da vacina, também bivalente”, afirmou.

No momento da vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros das doses anteriores. No caso dos imunocomprometidos, deve apresentar ainda um documento comprovando sua condição.

De acordo com a nota técnica elaborada pelo Ministério da Saúde, a nova orientação vem diante da identificação de duas novas variantes da Covid-19 no Brasil: a JN.1 e a JG.3.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais