Cidadeverde.com

Hemopi realiza cadastro de doadores de medula óssea em União e José de Freitas

Imprimir

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) volta ao interior em busca de novos doadores voluntários de medula óssea. Nos dias 14 e 15 dezembro, o Hemopi vai estar nas cidades de União e José de Freitas. 

No dia 14 de dezembro a equipe do Hemopi vai estar em União, das 8h às 17h, no Hospital Municipal José da Rocha Furtado. No dia 15 de dezembro será a vez da cidade de José de Freitas que terá dois locais para cadastro de novos doadores de medula óssea - Secretaria Municipal de Saúde e o CAIC. 

“Estamos em busca de novos doadores e com fenótipos que possam aumentar a diversidade dos cadastros no Redome. Quanto mais diverso for o banco de doadores voluntários, maiores são as chances dos pacientes que estão na fila de espera por um transplante encontrarem um doador compatível”, explica o supervisor do Redome no Hemopi, Vinício Marques.

Atualmente, o Brasil possui 5.667.115 doadores cadastrados e 650 pacientes na fila de espera por um transplante. O Piauí tem 97.237 doadores de medula óssea cadastrados no Redome. “No Piauí, o candidato a doador pode realizar o cadastro em uma das quatro unidades do Hemopi: Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos”, conta o supervisor.

O candidato precisa apresentar um documento oficial com foto, preencher uma ficha com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem HLA. “É através dessa amostra que as informações genéticas são inseridas no Redome e passam a ser cruzadas com as informações dos pacientes que estão na fila de espera”, reforça Vinício Marques.

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, sendo que o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade; apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. A lista das doenças impeditivas pode ser conferida através do endereço eletrônico https://redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/

O supervisor reforça que o cadastro é apenas o primeiro passo e que a doação efetiva só acontece quando há compatibilidade. “Por isso, reforçamos a importância de se cadastrar como doador. Para os que já são cadastrados, é necessário manter os dados sempre atualizados para que, caso haja compatibilidade, o doador possa ser encontrado de forma rápida e eficaz para dar prosseguimento às outras etapas que podem anteceder o transplante efetivo. O cadastro é uma responsabilidade dos hemocentros de todo o Brasil e o Hemopi pretende com essas campanhas nos municípios cumprir o teto anual anual estabelecido pelo Ministério da Saúde que é de 2.363 novos cadastros”, explica.

Além das ações realizadas na capital e nos hemocentros regionais, o Hemopi já percorreu mais de 10 municípios do Piauí realizando cadastros de novos doadores de medula óssea.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais