Cidadeverde.com

Conselho interdita consultório odontológico de UBS na zona norte de Teresina

Imprimir

Por Breno Moreno

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (OAB-PI) interditou um dos consultórios da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina, após denúncias de irregularidades no local.

Durante fiscalização, membros da comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), identificaram problemas na estrutura do consultório e equipamentos danificados.  

"Esse consultório já estava fora de uso, porque a cadeira odontológica estava quebrada e precisava ser substituída. Isso já durava cerca de dois meses. Essa flata de material e insumos vem sendo constante ao longo desse ano e até mesmo o ano passado. A gente vem enfrentando essas dificuldades", Lívio Machado, odontólogo da UBS. 

Problemas estruturais também foram encontradas outras UBS da capital. Paredes e telhados danificados, infestação de cupins e formigas nos consultórios odontológicos foram algumas das situações verificadas durante o trabalho da comissão.

"Falta de segurança nas unidades e dificuldade com relação a insumos. Falta papel para imprimir a receita, agua potável. Há problemas em relação ao pagamento de servidores e ao 13° salário. Encontramos uma série de circunstâncias que estão impactando totalmente no atendimento", disse Williams Cardec, membro da comissão da OAB-PI.

Por conta dessa situação, a comissão da OAB-PI encaminhou um ofício para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) cobrando explicações sobre as falhas relatadas e possíveis medidas que serão adotadas para solucionar os problemas. 

"Temos que identificar do presidente da FMS o que de fato está acontecendo. É recurso? É gestão? É licitação? Porque é uma situação completamente atípica, Teresina nunca viveu uma situação tão atípica como essa, de falta de insumos básicos e reclamações de todos os profissionais que estão trabalhando nas UBS e hospitais", destacou o advogado. 

Por meio de nota, a FMS informou que a interdição do consultório odontológico se deu por conta de irregularidade de uma profissional junto ao CRO-PI. Já em relação aos problemas estruturais, afirmou que está alinhando junto a empresa responsável a execução de reformas nas UBS.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais