Cidadeverde.com

Presidente do TRE-PI afasta prefeito de Dom Expedito Lopes após condenação por compra de votos

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Paula Monize


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, determinou a execução do Acórdão nº 060058251, que pede a cassação do mandato político do prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, e da vice-prefeita, Evanil Conrado de Moura Lopes. 

Por unânimidade, a Corte Eleitoral do TRE-PI já havia decidido cassar o mandato dos referidos gestores públicos por compra de votos (crimes de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso do poder político e econômico). Nos autos do processo, foi apresentado que o prefeito teria comparecido a residência de Weliton Soares dos Anjos, na véspera das eleições de 2020, e proposto a compra de votos dele e da esposa pelo valor de R$ 2.000,00.

Weliton Soares gravou toda a suposta ação do prefeito que buscava a reeleição. O áudio de 35 minutos e 20 segundos foi encaminhado, na ocasião, ao Ministério Público Eleitoral que deu abertura a investigação.

A determinação do presidente do TRE-PI ainda ressalta que o presidente da Câmara de Vereadores do município “deve exercer, em caráter provisório, a partir da presente data, o cargo de Prefeito da referida municipalidade, até ultimada todas as medidas por este TRE-PI para a realização de nova eleição majoritária naquele Município, na forma estabelecida no art. 224 do Código Eleitoral”.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais