Cidadeverde.com

Saiba de 4 dicas para ajudar a reduzir a dor no joelho

Imprimir

Foto: Freepik

O joelho é uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano, sendo responsável por suportar o peso corporal e permitir uma variedade de movimentos, como flexão, extensão e rotação.

 

Sua complexidade anatômica, composta por ossos, cartilagens, ligamentos, tendões, músculos e a presença de estruturas como a rótula, torna o joelho vulnerável a diversas condições dolorosas.

 

"As causas desse desconforto são extremamente variadas, podendo incluir desde um esforço excessivo durante a prática de exercícios, passando por lesões nas articulações até doenças mais graves, como a osteoartrite [...]”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva.

 

Aliviando as dores no joelho

 

Conforme explica o médico, de forma geral, os desconfortos que surgem no joelho durante ou após uma atividade física e desaparecem por si só são classificados como dores pós-exercício. Assim, não costumam indicar problemas graves e são, muitas vezes, considerados normais.

 

Além disso, existem medidas que podem ser adotadas em casa para ajudar a aliviar a dor. “Então, quando o joelho começa a incomodar, o primeiro passo é não ignorar o desconforto. Imediatamente após o joelho começar a incomodar, é possível adotar medidas em casa para ajudar a aliviar os sintomas enquanto você busca um médico”, afirma.

 

RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation)

 

Segundo o Dr. Marcos Cortelazo, o método RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation), que consiste em descanso, gelo, compressão e elevação, é uma boa estratégia para aliviar as dores.

 

"O princípio RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation) é uma primeira linha de defesa comum e pode ajudar a reduzir a dor aguda no joelho, além do inchaço e da inflamação que geralmente a acompanham, independentemente da causa", explica o médico.

 

Abaixo, veja como colocar em prática o RICE:

 

1. Pause qualquer atividade extenuante, especialmente aquelas que causam mais dor no joelho.

 

2. Faça compressas com gelo na área afetada pelo menos três vezes por dia durante cerca de 20 minutos.

 

3. Enquanto fizer isso, é indicado elevar a perna para que a gravidade possa ajudar a diminuir qualquer inchaço presente na articulação e no membro. "Você também pode apoiar a perna sempre que estiver sentado durante o dia", diz o médico.

 

4. Utilize uma compressão moderada ou uma bandagem ao redor do joelho para ajudar a empurrar o inchaço para fora da área. "Certifique-se de que a compressão seja confortável e não esteja muito apertada para evitar interromper a circulação no joelho”, ressalta o Dr. Marcos Cortelazo.

 

O uso de uma joelheira também pode ajudar a amenizar a dor no joelho e adicionar suporte às estruturas danificadas na articulação. “Contudo, há evidências mínimas que apoiam o uso de joelheiras para outras condições que causam dor no joelho, como osteoartrite ou degeneração do menisco. Então, a orientação de um médico é importante", diz o especialista.

 

Quando procurar um médico

 

Apesar dessas medidas, é crucial consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado para a causa específica da dor no joelho. "Isso é especialmente verdadeiro se os remédios caseiros não forem eficazes ou se a dor piorar progressivamente", afirma o médico.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais