Cidadeverde.com

Silvio Mendes defende que federação entre União Brasil e PP e Republicanos aconteça depois de 2024

Imprimir

Foto: Paula Sampaio

Por Paula Sampaio

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, presidente do União Brasil do Piauí, defendeu neste sábado (16), que a federação entre o partido, o Progressistas e o Republicanos seja feito apenas depois das eleições de 2024.

Para ele, a federação, que faz com que os partidos atuem como um só pode dificultar a montagem de chapas proporcionais na capital.

“De certa forma, sendo feita antes da eleição municipal, ela limita, por exemplo, os candidatos das chapas proporcionais. Então, para nós seria mais interessante essa federação não acontecer antes da eleição, mas a gente não tem poder de decisão sobre isso, apenas um registro”, declarou.

Pela legislação eleitoral aprovada para o ano que vem, as chapas proporcionais só poderão ter 100% das vagas disponíveis na Câmara, mais uma. Ou seja, 30 pré-candidatos a vereador por chapa.

Caso a federação se concretize, isso muda os planos dos partidos Progressistas, União Brasil e Republicanos, que articulam chapas com pré-candidatos vereador, incluindo nomes com mandato e até secretários.

O ex-prefeito esteve nessa manhã em um evento promovido pelo Diretório Nacional do União Brasil. Os ato aconteceram em todas as capitais do pais e teve como sede do encerramento a cidade de Teresina. O objetivo é capacitar mulheres para participarem de debater sobre políticas públicas.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais