Cidadeverde.com

Governador sanciona ampliação de abrangência do Código de Ética Militar aos reformados

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Por Paula Sampaio

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou, na sexta-feira (22), a Lei 8.245, que faz mudanças no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Piauí, especialmente no que diz respeito à inclusão de policiais militares reformados nas normas disciplinares e à consideração de condutas criminosas como transgressões disciplinares.

O ponto principal da mudança é a revogação do inciso 4º do artigo 2º da Lei nº 7.725 do Código de Ética e Disciplina dos Militares. 

Atualmente, esse parágrafo exclui os militares reformados da aplicação direta do código, que estabelece os princípios éticos e as regras militares. 

"A submissão dos militares reformados ao Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado do Piauí é juridicamente válida e não ofende a Súmula ns 56 do STF, uma vez que o próprio Tribunal restringiu a aplicabilidade da Súmula aos casos em que não há previsáo legal expressa de sujeição dos militares reformados à sanções disciplinares", justificou o chefe do Executivo em mensagem que foi enviada, anteriormente, à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), que também aprovou a matéria. 

Com a revogação, os policiais aposentados também passam a serem submetidos às diretrizes do código, mesmo após saída oficial do serviço ativo.

Outra mudança significativa proposta pelo projeto é a alteração do art. 17 do Código. A modificação implica que condutas criminosas, tanto aquelas previstas na legislação penal militar quanto na legislação comum, serão consideradas transgressões disciplinares.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais