Cidadeverde.com

Em Picos, lojas que abriram no domingo (24) poderão ser multadas

Imprimir

Foto: Valéria Noronha/ TV Cidade Verde Picos 

Paula Monize

Valéria Noronha (TV Cidade Verde Picos

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Picos (Sintracs) informou que acionará a Justiça do Trabalho em razão da abertura de  lojas no último domingo (24), véspera de Natal. O presidente da entidade, Marcos Holanda, destacou que não havia acordo legal permitindo o funcionamento das empresas com a participação de colaboradores.

"O que estava acordado era que as empresas poderiam fazer uma escala, que a empresa pudesse ficar aberta no sábado até as 20 horas. Sendo assim, ficaria puxado para abrir no domingo 24. Mas, ficou o questionamento de porque não abrir, já que em outras cidades abriram, mas isso ocorreu porque em outras cidades havia esse acordo com o Sindicato. Essa semana vamos entrar na Justiça do Trabalho em razão dessas empresas abrirem sem acordo, se ela vai ser multada ou não, é a Justiça do Trabalho quem vai decidir", frisou o presidente.

Marcos Holanda ainda acrescentou que a medida deverá ser adotada até a sexta-feira (29), visando garantir o direito dos trabalhadores. 

Nosso objetivo é zelar pelo trabalhador, garantir seus direitos. Não temos nada contra quem abriu", concluiu.

De acordo com a convenção coletiva de trabalho da categoria, no final do ano, o comércio deverá funcionar dia 30 de dezembro, sábado, e fechar no domingo, 31, e na segunda-feira, dia primeiro de janeiro de 2024. Caso o acordo seja descumprido, as lojas poderão sofrer punições. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais