Cidadeverde.com

Justiça decreta ilegalidade de greve dos professores da Uespi

Imprimir

Foto: Arquivo/ cidadeverde.com

O Tribunal de Justiça do Piauí decretou nesta terça-feira (26) a ilegalidade da greve dos professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e determinou a suspensão imediata do movimento grevista, sob pena de aplicação de multa de R$ 10 mil por dia à Associação dos Docentes. 

A paralisação foi anunciada pelos docentes para o dia 2 de janeiro, data marcada no calendário da instituição para o retorno das aulas e inicio do calendário letivo do ano de 2024. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a  Associação dos Docentes da UESPI (ADCESPI) e aguarda posicionamento.

Veja a decisão: clicando aqui

Além da ilegalidade da greve, a decisão proíbe os manifestantes de ocuparem prédios públicos, prevê o desconto dos salários dos grevistas e autoriza, caso necessário, a substituição de servidores, a fim de manter os serviços na instituição de ensino. 

"Desse modo, não preenchidos os requisitos previstos para a legalidade do movimento grevista, defiro [...] a ilegalidade do movimento grevista promovido pela ADCESP, quer em razão da continuação de graves prejuízos à educação pública superior e das possíveis consequências para toda a população, quer por conta da ausência de atendimento à Lei n. 7.783/1989", diz o desembargador José James Gomes Pereira na decisão em atendimento a ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PI).

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais