Cidadeverde.com

Casos confirmados de Covid-19 aumentam 132% em Teresina; decreto municipal obriga uso de máscara

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Por Caroline Oliveira

O painel situacional da Covid-19 em Teresina registrou um aumento de 132% no número de casos confirmados na 51ª semana epidemiológica, entre os dias 17 e 23 de dezembro. A positividade dos casos subiu de 5% para 27% nessa semana, de 88 para 204 pessoas positivadas na última semana. 

Veja decreto clicando aqui.

Os dados mostram que 33 pessoas estão internadas na rede de saúde pública ou particular da capital com Covid ou por causa da doença, até às 18h desta terça-feira (26). E que a demanda pelos testes tanto do RT-PCR quanto do teste rápido de antígeno aumentaram mais de 60% e 88%, respectivamente.

Ainda segundo o relatório do painel, nos testes rápidos a positividade aumentou de 33% para 40%.

A taxa de transmissão (R0) em que o ideal é menor que 1 e está em 2,1. Isso significa que uma pessoa infectada transmite para duas pessoas.

Uso obrigatório de máscara em Teresina

Um decreto do prefeito de Teresina, Dr Pessoa, voltou a determinar o uso obrigatório de máscara em todos os serviços de saúde na capital, porém a obrigatoriedade do uso de em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação se manteve em decreto estadual desde janeiro de 2023.

O novo decreto do Dr Pessoa faz ressalvas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente. Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as visitas a pacientes hospitalizados nas unidades de saúde municipal serão restringidas a um visitante por dia e a, no máximo, duas horas por dia, respeitando-se a rotina estabelecida pela gestão da unidade. 

É recomendado o uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

O decreto de hoje, 27, dispõe sobre novas medidas de combate à Covid-19 à luz do cenário epidemiológico atual, altera o Decreto 22.200, de 7 de março de 2022, e dá outras providências. Em janeiro de 2023, o governador Rafael Fonteles publicou um decreto que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos, semiabertos ou fechados no estado e manteve obrigatório em estabelecimentos de saúde. 

Postos de vacinação 

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) ampliou o número de postos, que antes apenas era o do Teresina Shopping, agora mais quatro novos pontos vão funcionar até sexta-feira (29).

Veja locais e horários dos pontos de vacinação contra a Covid em Teresina:

Maternidade Wall Ferraz
Endereço: Praça dos Correios, 3625 - Itararé
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Público: Público em geral

Hospital do Promorar
Endereço: Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 819 - Promorar
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Público: Público em geral

Hospital do Satélite
Endereço: R. Rotary Club, s/n - Satélite
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Público: Público em geral

Centro de Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST)
Endereço: Av. Pernambuco, 2464 - Primavera
Horário: 8h às 12h
Público: Trabalhadores da saúde

Teresina Shopping
Local: Edifício Garagem G3
Horário: 10h às 20h
Público: Público em Geral

Também estão abertos três locais para realização de testes Covid: ambulatórios do Hospital do Dirceu, Promorar e da Primavera. A população com sintomas leves podem procurar estes locais e, para casos graves da doença, devem se dirigir as urgências dos hospitais ou UPAs municipais. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais