Cidadeverde.com

Veja cuidados necessários para uma viagem segura com o pet

Imprimir
  • 1.jpeg Bartolomeo de 3 anos, curtindo as praias de Atalaia e Coqueiro
  • 2.jpeg Bartolomeo de 3 anos, curtindo as praias de Atalaia e Coqueiro
  • 3.jpeg Bartolomeo de 3 anos, curtindo as praias de Atalaia e Coqueiro
  • 4.jpeg Bartolomeo de 3 anos, curtindo as praias de Atalaia e Coqueiro

Por Marina Sérvio

Final do ano, férias e mais tempo para curtir a família. Um momento utilizado por muitos para aquela viagem programada durante o ano. E como hoje os pets também são membros da família, cada vez mais eles fazem parte das aventuras na estrada. Mas é preciso ter atenção sobre os cuidados necessários para que a viagem não acabe em um pesadelo.

Segundo a médica veterinária Indira Régia, especialista em endocrinologia e metabologia de cães e gatos, é preciso ter uma série de cuidados para garantir que a experiência seja positiva e segura.
 

“Tem que checar qual o destino. Esse pet vai pra praia? Para um hotel? Para um sítio? Ele vai viajar de carro ou de avião? Dependendo dessas questões, tomamos algumas medidas necessárias” explica a médica veterinária. 

Foto: Arcevo pessoal 

Dra Indira Régia em atendimento com o Pipo

Porém alguns itens precisam estar em dia, independentemente de qualquer característica da viagem. Veja abaixo.

Itens obrigatórios: 

  • Vacinação em dia (giárdia, virose, raiva e gripe) 
  • Vermifugação em dia
  • Carrapaticida em dia 
  • Uso periódico de repelentes contra mosquito que transmite leishmaniose, pulga e carrapato. 

Após essas medidas iniciais, outras são extremamente relevantes, como os cuidados com transporte e a escolha dos itens para a bagagem do pet. Em relação ao translado, Dra Indira reforça a importância de consultar um médico veterinário que analise as necessidades específicas do animal.

“É importante alimentar 3 horas antes, para evitar enjoos. E alguns pets também são muito estressados no carro ou no avião. Então, por isso que é interessante ver o veterinário antes da viagem, porque às vezes é preciso utilizar alguns nutracêuticos que melhoram o estresse causado pela viagem” reitera a especialista. 

Carro 
Cadeirinha (caso o pet utilize)
Cinto de segurança 
Paradas programadas para o pet urinar, defecar e relaxar – (com intervalo de 1h ou 2h)
Avião (Além dos cuidados da viagem de carro)
Atestado de saúde emitido pelo médico veterinário 
Consultar tamanho da caixa de transporte e condições de viagem para saber se o pet estará confortável 

 

E por fim, é importante saber o que levar, planejando com antecedência, como alimentação, seja ração, ou no caso de alimentação natural levar devidamente congelada. Além disso, é preciso lembrar dos remédios de uso contínuo, além de toalhas, comedouros e bebedouros, evitando assim que o pet use objetos de uso comum em hotéis. 

Fotos da Lili curtindo o litoral piauiense 

E o destino ?

Segundo a médica veterinária, dependendo do destino é importante ter atenção a doenças endêmicas, ou seja, aquelas que são comuns naquele lugar. A partir dessa informação, pode ser necessário alguns cuidados específicos, como a introdução de outras vacinas.

Em caso de praias, a atenção tem que ser redobrada principalmente com carrapticidas e repelentes. E dar um banho no animal antes de retornar para retirar o sal e a terra do corpo dele. No mais é só aproveitar. 

“Com esses cuidados a viagem dará super certo e assim eles podem Ir de forma segura e voltar de forma segura também” reforça a médica veterinária Indira Régia. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais