Cidadeverde.com

Balé da Cidade fecha ano com 58 apresentações e alcance de 30 mil espectadores

Imprimir

Foto: Ascom/FMC

Neste ano de 2023, o Balé da Cidade de Teresina celebrou seus 30 anos de história. Para comemorar a data, a companhia de dança estreou um novo espetáculo e levou projetos para o público piauiense. No total, foram 58 apresentações por toda Teresina e interior do Piauí, e uma estimativa de 30 mil de público.

De acordo com Chica Silva, diretora do Balé da Cidade, 2023 foi um ano muito especial e emblemático para a companhia. “Não é fácil uma companhia pública de dança alcançar três décadas de história. Então, esta é uma grande vitória para a dança profissional no Brasil como um todo. Para marcar a data, durante todo o ano realizamos diversas ações para aproximar cada vez mais o público da dança e, claro, criar novos públicos”, conta.

Os projetos fixos "Balé da Cidade Convida" e "Fora da Caixa" realizaram cinco e seis edições, respectivamente. Os projetos têm o objetivo de fomentar e criar contextos para a criação e a prática da dança. No caso do Balé da Cidade Convida, a companhia busca dialogar com outros grupos e artistas da cidade, apresentando seus repertórios em ações gratuitas. Já o Fora da Caixa, oferta oficinas gratuitas para promover o acesso e democratizar a dança nas comunidades.

Marcando o aniversário da companhia, o Balé da Cidade de Teresina estreou o espetáculo OCO, de criação de Marcelo Evelin e colaboração de Bruno Moreno. A estreia aconteceu no Teatro 4 de Setembro com casa cheia. OCO entrou em temporada com oito apresentações. A companhia ainda lançou seu site (www.baledacidadedeteresina.com.br) como forma de ter um arquivo público com a história da companhia e contribuir com a divulgação de ações e projetos. Além disso, o Balé da Cidade realizou a exposição “Memórias em Movimento: 30 anos do Balé da Cidade de Teresina”, no Espaço Cultural do Teresina Shopping, e curadoria de Chica Silva, Janaína Lobo e Douglas Machado. Pela exposição, passaram cerca de 400 pessoas.

Finalizamos o ano com uma troca muito especial com uma plateia de referência em dança nacional e internacionalmente. Apresentamos o espetáculo OCO para os curadores do Museum of Modern Art (MOMA) de Nova Iorque Remi Onabanjo e Thomas Jean Lax, e para o grande pensador da dança e escritor André Lepecki.

Janaína Lobo, coordenadora da companhia, destaca que há muitos projetos para o próximo ano. “O Balé da Cidade está em efervescência artística e com diversas ideias para colocar em prática. Em 2024, iremos dar continuidade aos projetos e buscar cada vez mais público para a dança”, comenta.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais