Cidadeverde.com

Para ampliar negócios, Piauí inaugurou três escritórios internacionais em 2023

Imprimir

Foto: Ascom/CCom-PI

Ao longo de 2023, a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) inaugurou três novos escritórios internacionais durante as viagens do governador Rafael Fonteles para o exterior. Eles estão situados na Estônia, em Tallinn; outro em Lisboa, em Portugal; e o terceiro em Boston, nos Estados Unidos (EUA). Com isso, a empresa foi capaz de ampliar sua rede de captação de oportunidades de negócios, parcerias e cooperação para o desenvolvimento do estado.

O primeiro escritório foi aberto em abril, na capital da Estônia, um país reconhecido mundialmente por sua liderança em governança digital. O Investe Piauí Estonian Trade Office é o primeiro escritório físico de um estado brasileiro na Estônia e visa facilitar a internacionalização de empresas piauienses que buscam oportunidades no mercado europeu. O espaço também servirá como apoio aos demais estados brasileiros que queiram seguir o exemplo piauiense de inovação e transformação digital.

Durante a inauguração do escritório, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, lançaram o curso de Governança Digital, oferecido a servidores públicos do Piauí, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). O curso tem como objetivo capacitar os servidores para implementar soluções digitais que melhorem a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

“O escritório já abre com um curso de governo digital para 500 pessoas, que mostram toda essa jornada empreendedora digital do estado. Estamos muito felizes com essa parceria com a Estônia, que é uma referência mundial nessa área”, comentou o presidente da Investe Piauí.

Ainda em abril, foi inaugurado o segundo escritório, em Lisboa, capital de Portugal, um país que tem uma forte ligação histórica e cultural com o Brasil. O Investe Piauí Lisbon Trade Office pretende estreitar os laços comerciais entre o Piauí e Portugal, além de atrair investidores portugueses e de outros países europeus para o estado.

"O escritório também busca promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os dois países, especialmente nas áreas de turismo, educação, saúde e cultura", complementa Victor Hugo. "Queremos mostrar ao mundo as potencialidades do Piauí, que é um estado rico em recursos naturais, em diversidade cultural e em oportunidades de negócios”, reforça o gestor.

O terceiro escritório foi inaugurado em agosto, em Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, um dos principais centros de produção de conhecimento tecnológico do mundo. O Investe Piauí Boston Trade Office tem como objetivo captar investimentos americanos e de outros países para o Piauí, além de estimular a cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e inovação do estado e dos Estados Unidos.

De acordo com o presidente da Investe Piauí, o escritório também visa apoiar as startups e os ecossistemas de inovação do Piauí, que têm recebido incentivos do Governo do Estado. Com isso, o escritório abre oportunidades para networking com instituições importantes, como o MIT.

Com os três novos escritórios, a Investe Piauí consolida sua presença internacional e se prepara para abrir mais um escritório na China, o maior parceiro comercial do Brasil. A empresa pública tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Piauí, por meio da atração de investimentos estrangeiros, da internacionalização de empresas piauienses, da geração de emprego e renda e da melhoria da competitividade do estado. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais