Cidadeverde.com

Penitenciárias passam por melhorias estruturais e ampliam capacidade no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom

A Secretaria da Justiça do Piauí fechou o ano de 2023 inaugurando o primeiro pavilhão reformado da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. A unidade penal passa por reformas e reestruturação na sua área de segurança. A obra deverá ser entregue por completo no ano de 2024. 

A unidade, ao fim da reforma, terá sua capacidade ampliada em 200 vagas, totalizando mais de 500 vagas.  No estabelecimento prisional, internos possuem salas de aula e também oportunidades de trabalho por meio de oficinas de marcenaria, horta e ainda uma agrofloresta. 

“Estamos entregando uma obra muito significativa para o sistema penitenciário. Um pavilhão completamente reconstruído. Temos trabalhado fortemente para dar segurança e um sistema com condições de receber essas pessoas e oferecer oportunidades de ressocialização. Um sistema mais humano, justo e eficiente”, ressaltou o secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto. 

No mês de outubro, a Sejus também realizou a entrega do primeiro pavilhão reformado na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. Outras reformas foram realizadas em unidades penais do Piauí para proporcionar melhor estrutura de trabalho aos policiais penais e servidores, e, também, para a custódia das pessoas privadas de liberdade.  

Os trabalhos foram realizados na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos; na Penitenciária de Esperantina e na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano. Uma nova unidade penal com capacidade de 307 vagas está sendo construída em Buriti dos Lopes, região norte do estado. 

Para o próximo ano, mais obras já estão em processo de licitação. Dentre elas, a construção de novas unidades penais em Picos, a construção de parlatório na Penitenciária de Oeiras e reforma e ampliação do número de vagas na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, em Teresina. A Sejus também tem um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para construção de uma nova unidade penal em Altos, com mais de 800 vagas.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais