Cidadeverde.com

Geraldo Alckmin comenta resistência do Congresso sobre reoneração da folha: “acredito no diálogo”

Imprimir

Foto: Pedro França/Agência Senado

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, disse, no domingo (31), acreditar no diálogo para aprovar a medida provisória (MP) que reonera a folha de pagamento a 17 setores da economia. O Congresso Nacional é resistente à medida, enviada pelo governo na última sexta-feira (29).

“Eu acredito no diálogo, o presidente Lula é o presidente do diálogo. Não era fácil você resolver duas questões tão importantes, como o arcabouço (fiscal) e a reforma tributária”, disse ele em coletiva de imprensa na sede do Ministério da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC).

Em dezembro, o Congresso derrubou um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei (PL) do senador Efraim Filho (União-PB), sobre a desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores que mais empregam na economia brasileira.

Mesmo assim, o governo insistiu no debate sobre o tema e a MP -- válida a partir de 1º de abril -- para reonerar, gradativamente, a folha, para aumentar a arrecadação e atingir a difícil meta de zerar o déficit em 2024.

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ter recebido a MP com “estranheza” e disse que irá se reunir com lideranças parlamentares para debater sobre o tema. Parlamentares e entidades representantes de empresários e empregados pedem que o texto seja devolvido ao Palácio do Planalto antes mesmo do início da tramitação.

Os integrantes do setor entendem que a medida pode pesar para as empresas, gerando demissões e fechamento de postos de trabalho.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais