Cidadeverde.com

Câmara convocará secretários e avalia pedir auditoria na FMS ao Tribunal de Contas

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

A Câmara Municipal de Teresina fará a convocação de pelo menos quatro secretários, ainda durante o período de recesso, para tratar sobre a crise da saúde na capital. A informação foi confirmada pelo presidente do Legislativo, o vereador Enzo Samuel (PDT), nesta terça-feira (02). 

Pelo menos três secretárias da administração municipal serão convocados -FMS, Finanças e Administração. O secretário estadual de Saúde também deve ser chamada para deliberar como o Governo do Estado pode ajudar na solução da crise. 

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara também deve pedir uma auditoria das contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para o Ministério Público e Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Enzo Samuel, disse que a escolha será colegiada, mas descartou a possibilidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou da aprovação de um pedido de impeachment. Para ele, a situação demanda uma “solução que seja urgente”. 

“Precisamos de algo mais imediato, uma CPI faríamos as convocações em um período de 90 dias, podendo ser prorrogado. Então, se a gente pode estar fazendo essa convocação de imediato e ao final emitir um relatório, somando esforços e pedir ajuda ao MP e TCE”, declarou. “Peço uma ação integrada com o governo do estado e com a própria prefeitura, porque não somos do time o quanto pior melhor”, declarou. 

Veja também:

Enzo Samuel também falou sobre o possível esvaziamento da sessão extraordinária, uma articulação do Palácio da Cidade. O presidente da Casa mandou um recado: pontuou que, se não houver quórum, a Comissão de Legislação e Justiça fará uma reunião aberta no plenário para deliberar sobre o tema e dar encaminhamentos. 

“Quero acreditar que essa informação não é verdadeira. É um assunto delicado e polêmico, a própria Covid começou de forma atenuada e depois se agravou. A sessão de hoje é independente de ser base ou oposição. Mas, se não tiver o quórum a comissão pode convocar uma sessão aberta para debater”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais