Cidadeverde.com

Vereadores vão ao TCE formalizar auditoria e querem colocar secretários “frente a frente” sobre FMS

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Paula Sampaio

Os vereadores de Teresina pretendem colocar os secretários convocados frente-a-frente, em uma espécie de “mesa redonda” para esclarecer a crise na saúde da capital ainda durante o recesso. A convocação foi aprovada em reunião extraordinária pela Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Venâncio Cardoso, que detalhou ao Cidadeverde.com qual o objetivo da convocação nesta quarta-feira (03). 

“A ideia é que no máximo em 15 dias, todos estejam oficialmente convocados para que antes do dia 22 de janeiro, eles estejam aqui presentes. A gente vai fazer uma mesa redonda e debater com todos os membros dessa reunião de fato o que aconteceu no final de 2023 e porque está essa maravilha toda que a prefeitura tem colocado, que resolveu-se tudo a partir dessa virada do ano. Quem sofre, de fato, com isso é o povo pobre que não tem plano de saúde e que precisa da prefeitura para saúde”, declarou.

Na próxima semana, uma comissão de vereadores também vai ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para formalizar o pedido de auditoria na FMS. Esta é a primeira vez que a Câmara faz essa ofensiva em relação ao Palácio da Cidade. 

“Provavelmente, no dia 8, que é o dia do retorno do Tribunal de Contas, iremos fazer um diálogo com o presidente, com o conselheiro Kennedy, para a gente levar formalmente esse requerimento de auditoria e acredito que eles vão instaurar o quanto antes porque é algo presente e importante”, declarou.

Entenda a convocação

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina aprovou na tarde desta terça-feira (2) o convite ao prefeito Dr. Pessoa e a convocação de gestores do município de Teresina para prestarem esclarecimentos sobre a crise na saúde da capital após equipamentos terem sido retirados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por falta de pagamento para a empresa fornecedora. Também foi aprovado um requerimento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que faça uma auditoria das contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de outubro de 2023 até o início do levantamento.

Serão convocados os gestores municipais: presidente da FMS, Ari Ricardo, secretário de Finanças, Esdras Avelino e secretário de Administração, Ronney Lustosa. Também serão convidados o secretário de Saúde do Estado, Antônio Luís, e um representante do diretório no Piauí do Departamento Nacional de Auditoria de Saúde (DNASUS), para que falem como o Estado e a União podem contribuir para solucinar a crise em Teresina. 

A aprovação dos convites e convocações se dá após a sessão extraordinária que foi convocada para este 2 de janeiro ser encerrada sem quórum para maiores deliberações: com a presença de apenas 13 vereadores em plenário (o necessário seriam 15), os vereadores decidiram, então, convocar uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça, que requer quórum menor, de 10 parlamentares.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais