Cidadeverde.com

Causador de doenças, médicos orientam como evitar proliferação de moscas em casa

Imprimir

Foto: Freepik 

É neste período do ano que a proliferação das moscas aumenta em cerca de 40% devido às mudanças climáticas. O inseto costuma pousar em lixos, esgotos e também em alimentos, provocando doenças aos humanos. 

“Nós temos condições climáticas, tanto de temperatura como também de umidade, e além disso, condições ambientais que levam você a perceber muito mais essa infestação de moscas no seu ambiente”, explica a médica veterinária Oriana Bezerra.

Apenas uma mosca fêmea é capaz de colocar cerca de 500 ovos. Portanto, é necessário manter sempre o ambiente higienizado para prevenir o aparecimento do inseto.

“As recomendações são de higiene tanto individual como também do ambiente. Então não adianta apenas eu prestar atenção na minha casa, mas, no entanto, eu limpo minha casa e jogo todo o meu resíduo do lixo doméstico em qualquer terreno baldio. Isso vai favorecer que esse vetor, esse inseto, venha cada vez mais aumentar a população”, ressalta Oriana Bezerra.

Além do incômodo, as moscas podem causar infecções virais ou bacterianas. Em 2022, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados no Brasil cerca de cinco milhões de casos de doenças diarreicas originadas de moscas.

“As moscas têm um período de proliferação nesse período sazonal. Quanto maior a quantidade de moscas presentes no nosso ambiente, principalmente no ambiente doméstico, maior a presença dessas alterações gastrointestinais”, destaca o médico pediatra Atêncio Queiroga.

O médico orienta ainda a forma de prevenir a doença que ficou popularmente conhecida como virose da mosca e que pode causar desidratação no corpo humano.

“A gente deve sempre manter o lixo fechado, isolado do nosso cotidiano, separando o lixo em locais com tampa e tomando todos os cuidados com a higiene dos alimentos e da água que nós tomamos”, pontuou.

 

Da Redação (Com informações Idria Portela - TV Cidade Verde)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais