Cidadeverde.com

Pagamento do IPVA poderá ser feito por Pix pela plataforma Gov.pi Cidadão; veja passo a passo

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues e Gorete Santos

O Governo do Piauí anunciou que o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 poderá ser realizado por meio da plataforma do Gov.Pi Cidadão via pagamento por Pix.

O pagamento do imposto se iniciou neste mês de janeiro. A cota única poderá ser paga até o dia 31 de janeiro com 15% de desconto ou até 29 de fevereiro com 10% de desconto. Outra mudança implementada é que para quem pretende pagar o imposto de forma parcelada, nos anos anteriores o início era a partir do mês de março, mas neste ano inicia em janeiro o pagamento da primeira parcela.

Agora o governo também permite que o pagamento seja realizado por Pix pela plataforma Gov.Pi Cidadão, onde o contribuinte não precisará informar placa ou Renavam, pois no sistema já serão informados os veículos e os respectivos IPVAs. 

“É uma plataforma que tem buscado entregar ao cidadão serviços informatizados, e de fato diminuir a burocracia, facilitando o acesso do cidadão a serviços públicos. Hoje, para quem acessa, por exemplo, o IPVA por meio da plataforma do Gov.Pi Cidadão, ele não precisa mais informar, por exemplo, o Renavan poder acessar o IPVA. Basta você fazer um login na plataforma. Você tem, hoje, duas opções. Vamos acessar pela web, para quem usa o computador ou usar pelo aplicativo. Para quem está aqui no computador, na página web, basta ir na página do www.pi.gov.br, que é a página principal do governo. Aqui na página principal do governo, você tem as duas plataformas de governo digital disponíveis, a plataforma do Gov.Pi Empresa e a Gov.Pi Cidadão. É no Gov Cidadão que você abre o acesso da plataforma. Você tem acesso direto ao serviço de emitir documento e arrecadação de IPVA. Clicando em emitir documento e arrecadação de IPVA, o serviço já traz para o cidadão, os veículos que ele tem disponível. Basta ele selecionar o veículo e pedir para emitir que o boleto já vai estar disponível”, explicou presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), Ellen Gera.

O pagamento poderá ser feito por PIX. “Você pode fazer o pagamento via Pix, se você escolher a conta única, você já paga com 15% de desconto e estão disponíveis até o dia 31 de janeiro ou você pode pagar com três parcelas. Acessando a plataforma, tanto pela web, quanto pela aplicativo, você acessa já diretamente o IPVA sem precisar ficar se lembrando do Renavan, que sempre é um problema do cidadão. Quem usa o aplicativo, a plataforma, não acessa só o IPVA. Você tem, por exemplo, também o seu registro do CRLV. Então, por meio do aplicativo da plataforma, você paga o IPVA, você resolve a questão do próprio licenciamento do veículo. Se tiver multa, também está disponível na plataforma. E você também pode emitir pela própria plataforma o certificado de registro do licenciamento do veículo. Toda uma plataforma só, por meio de um único acesso”, destacou.

A mesma plataforma também tem sido usada pelo estado para vários serviços, inclusive a realização de matrículas. “Outro serviço que tem sido muito utilizado aqui na plataforma, é o serviço de emissão da carteirinha do autista. Antigamente as famílias tinham que se dirigir presencialmente a Seid. Hoje, 99% das carteirinhas de autista que são emitidas aqui em Teresina já são realizadas pela plataforma, por uma parceria que nós fizemos. Então, você tem a Seid, a Seduc, o Detran, o Piauí Fomento, alguns serviços da Secretaria de Segurança também estão aqui disponíveis na plataforma, secretarias de saúde, enfim, já são quase 100 serviços e a cada mês nós vamos agregando mais serviços públicos”, apontou.

Saiba o passo a passo para emitir o IPVA:

Passo 1: Acesse a plataforma Gov.Pi Cidadão

Para começar, acesse a plataforma Gov.pi Cidadão visitando o site oficial https://pidigital.pi.gov.br/ ou baixando o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store.

Passo 2: Escolha o método de login

Utilize o gov.br, a plataforma oficial aceita pelo sistema.
Ou, se você já possui o RG digital do piauiense, pode fazer login pelo ID Piauiense.

Passo 3: Busque pelo IPVA

Dentro da plataforma, busque pelo termo IPVA e clique na opção emitir documento de arrecadação do IPVA. Nesta opção, é possível visualizar o seu veículo e o respectivo IPVA. Revise todos os campos.

Passo 4: Gere o documento de arrecadação do IPVA

Conclua o serviço gerando o documento de arrecadação do IPVA. O pagamento pode ser feito via Pix.

Pagamento do valor total com desconto:

  • 31 de janeiro- Cota única com desconto de 15%
  • 29 de fevereiro- Cota única com desconto de 10%

Pagamento parcelado, mas sem desconto:

  • 31 de janeiro- pagamento da 1ª parcela
  • 29 de fevereiro- pagamento da 2ª parcela
  • 28 de março- pagamento da 3ª parcela

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais