Cidadeverde.com

5 dicas para resolver conflitos entre colegas de trabalho

Imprimir

Foto: Pexels

grátis Foto profissional grátis de ambiente de trabalho, ansiedade, atividade Foto profissional

Conflitos entre colegas de trabalho é algo muito comum, e não necessariamente é algo negativo. No entanto, pode ser uma situação desafiadora.

Pessoas são diferentes, possuem ideias e pensamentos divergentes. E, diante de situações cotidianas, as divergências podem se tornar conflitantes.

No ambiente profissional, as relações interpessoais são fundamentais para a eficiência e dinâmica do trabalho.

Encontrar meios para solucionar os conflitos entre colegas de trabalho é uma competência de destaque.

Algumas estratégias são eficazes e transformam os impasses em oportunidades de crescimento mútuo, e fortalecem as relações.

Confira 5 dicas simples e práticas para resolver os conflitos entre colegas de trabalho.

1.    Esclareça seu papel no conflito entre colegas de trabalho

Para que seja encontrada uma solução adequada para um conflito, é fundamental que haja um terceiro intermediando a situação.

Quando há alguma discussão aflorada, cada parte envolvida está defendendo, irredutivelmente, seu ponto de vista.  Assim, encontrar uma solução conjunta e imparcial é quase uma missão impossível.  

Nesse cenário, ter um mediador do conflito contribui para que as pessoas se acalmem e consigam ver as questões com clareza.

Um exemplo de conflitos entre colegas de trabalho corriqueiros é a individualidade. Enquanto um lado pode defender que a pessoa é centralizadora, a outra alega a falta de confiança e sua sobrecarga.

Por isso, resolver conflitos entre colegas de trabalho exige que você, como mediador, explique seu papel e o que pretende fazer para encontrarem uma solução duradoura para a questão em voga.

É de extrema importância que o mediador ouça ambas as partes igualmente, e sem julgamentos pré-estabelecidos.  

A função é deixar explícito o objetivo de encontrar uma resposta que seja satisfatória para os envolvidos e para a empresa.

2.    Converse com os envolvidos separadamente

Por mais civilizadas que as pessoas sejam, os conflitos causam discussões capazes de deixar os nervos à flor da pele. Esse é um dos motivos para distanciar os envolvidos. 

Ouvir as partes separadamente é uma medida fundamental com as novas modalidades de trabalho, como o trabalho híbrido. 

Antes de conversar com as partes, uma boa ideia é questionar as pessoas presentes para entender, coletivamente, o que e como tudo aconteceu.

Ao escutar cada pessoa separadamente e de forma respeitosa, há entendimento completo quanto às suas visões e percepções.

Essa ação contribui para que os envolvidos possam ter clareza em seus pensamentos. E, organizar melhor seus argumentos antes de iniciar sua explicação e argumentação.

Também contribui para estabelecer se os conflitos são profissionais ou pessoais.

3.    Entenda a situação em sua totalidade

Muitas vezes um conflito explícito, ou a alteração no tom da voz é a ocorrência final de uma série de questões que se alastram por muito tempo.

Por isso, após ouvir e conversar abertamente com os envolvidos, faça uma investigação para entender qual foi o principal problema.

Quando não há clareza sobre a totalidade da questão, a resolução não é tão assertiva, e novos conflitos entre colegas de trabalho podem surgir.

Tenha em mente que seu papel não é encontrar uma vítima ou um culpado. Mas, entender os envolvidos para que seja possível propor um acordo que seja aceitável.

4.    Seja imparcial e profissional

Uma das posturas principais de um mediador é a neutralidade. Para resolver conflitos entre colegas de trabalho é necessário dissociar o lado profissional do pessoal. 

Escute o que todos têm a dizer e esclareça que seu objetivo é pôr um fim na questão e evitar que a empresa sofra prejuízos decorrentes desses enfrentamentos. 

Afinal, a má gestão de conflitos entre colegas de trabalho causa problemas ainda mais graves e complexos de serem solucionados. 

Use a persuasão para criar empatia e fazer com que os envolvidos se disponham a ouvir e entender a outra parte.

Mantenha o profissionalismo e aprenda com cada situação que se deparar. Não é raro que as mesmas reclamações ou discussões aconteçam em outros departamentos ou equipes.

5.    O conflito entre colegas de trabalho se resolve com acordo mútuo

Por fim, analise todo o cenário, pelos mais diversos ângulos e perspectivas. Assim, você poderá ponderar, dentre as resolutivas apontadas, qual irá garantir a trégua ou fim do conflito.

Encontrar um acordo é um desafio nos conflitos entre colegas, uma vez que uma decisão unilateral não é bem recebida.

Mantenha a comunicação clara e receptiva para que se entenda todos os pontos do conflito. E, por fim, que seja constituída, com ajuda mútua, um acordo condizente para ambos. 

Essa clareza ajuda tanto para o aceite, como para que os colaboradores envolvidos entendam o outro lado.

Estimular os envolvidos a propor soluções cabíveis, constrói uma via de colaboração aberta, favorecendo a conversa. Consequentemente, evita-se que novos conflitos surjam.

 

Para que o índice de conflitos entre colegas de trabalho seja reduzido, adote a cultura do feedback assertivo e a resolução rápida dos impasses.

Tenha em mente que esses conflitos podem ser encarados como grandes oportunidades de melhorias e otimização de toda a empresa.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: