Cidadeverde.com

Plataforma da Anatel que bloqueia telemarketing ultrapassa 12 milhões de cadastros

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia ligações de telemarketing e crédito consignado, fechou o ano passado com 12 milhões de cadastros.

A iniciativa, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), registrou aumento de quase 9% nos usuários cadastrados em relação a 2022.

Se você costuma receber ligações indesejadas ao longo do dia, saiba que é um incômodo desnecessário. Desde 2019 é possível bloquear essas chamadas. É só se cadastrar na plataforma que bloqueia ligações.

A plataforma já reúne mais de 12 milhões de usuários brasileiros. 974 mil aderiram ao serviço em 2023, uma média de 81 mil novos cadastros mensais. Antes, o bloqueio das ligações podia ser feito apenas pelo computador, e desde o ano passado também está disponível por aplicativo no celular.

O estado de São Paulo tem a maior quantidade de usuários. Já são mais de cinco milhões de telefones do estado cadastrados na plataforma. Já em proporção ao número de usuários, é o Distrito Federal que mais possui cadastros. 8% de todos os números do DF utilizam o serviço.

"O consumidor para ingressar nessa plataforma, ele só precisa fazer um breve cadastro de nome, CPF, e-mail. Envia o número de telefone e concluindo esse cadastro, depois de um mês ele não pode mais receber chamadas de telemarketing relacionadas a telecomunicações e não pode receber chamadas ofertando crédito consignado, ou seja, do setor financeiro", afirma Maria Eliza Mac-Culloch, coordenadora de regulação e autorregulação na Conexis Brasil Digital.

Se depois de 30 dias as chamadas não cessarem, o advogado Nadilson Neves recomenda que os usuários acionem os órgãos de defesa do consumidor.

"O Procon pode gerar alguma multa a essa empresa. Em relação à questão judicial, o consumidor ele pode, sim, ser beneficiado com uma indenização de dano moral", afirma o especialista em direito do consumidor.

Segundo a Conexis, entidade que reúne as empresas de telecomunicações, a criação da plataforma reduziu o número de reclamações sobre as empresas.

"De 2022 pra 2023, uma redução de quase 24%. e se a gente for levar em consideração de 2019 até 2023, a gente teve uma redução de praticamente 54%", afirma Maria Eliza Mac-Culloch.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais