Cidadeverde.com

Falta de bolsas de colostomia força pacientes a usarem sacolas plásticas

Imprimir

Por Bianca Vasconcelos* 

Familiares e pacientes do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla), em Teresina, estão enfrentando dificuldades devido à falta de bolsas de colostomia desde o mês de agosto do ano passado. A situação tem levado alguns pacientes a improvisar com uso de sacolas plásticas, enquanto esperam a chegada de novas bolsas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ao Cidadeverde.com que realizou a compra emergencial ainda em 2023 e aguarda entrega por parte do fornecedor.

Jonathas Sousa é um dos pacientes ostomizados e compartilhou com o Cidadeverde.com sua preocupação com a situação.

“Desde agosto que não tem a bolsa de colostomia. O pessoal está usando sacola de plástico para substituir. Tem gente deixando de comer para poder comprar bolsas de colostomia. Vem gente do Piauí todo para cá,” relatou.

Giselly Alves Fernandes que mora em Alto Longá, a 80 km de Teresina, é irmã de um dos pacientes e relata a dificuldade financeira para a compra item, após o benefício ter sido cortado há dois anos.

“Meu irmão Manoel Filho, além de depender dessas bolsas, tem pouca condição financeira. O benefício que ele recebia foi cortado há mais de dois anos. Estamos esperando a justiça e até agora nada, porque ele é deficiente. Já gastamos muito indo para Teresina fazer tratamento contra o câncer no Hospital São Marcos,” explicou Giselly.

Foto: Arquivo Pessoal

A enfermeira do Lineu Araújo, Roxana Mesquita, esclareceu que as bolsas são fornecidas pela Prefeitura de Teresina e que as mesmas podem chegar ao valor de R$ 80.

“O problema é a falta de todos os tipos de bolsa desde 1º de novembro, e a do tipo convexa já falta desde agosto. Essas bolsas duram em média três dias. Alguns pacientes que têm complicações precisam de pasta, que chamamos de adjuvantes, para melhorar a aderência da bolsa, mas esse material a gente está tendo” contou Roxana.

O Cidadeverde.com apurou que o processo de aqui está muito lento, mesmo os pedidos de bolsas sendo feitos corretamente, toda semana à FMS. O pregão anual só aconteceu em 21 de dezembro, com muito atraso. Tanto o pedido emergencial quanto o anual estão em atraso. 

 

(*) Estagiária sob supervisão

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais