Cidadeverde.com

Piauí registrou seis redações do Enem 2023 com nota 1000; veja onde consultar

Imprimir

Por Caroline Oliveira (com informações Notícia da Manhã e da Agência Brasil)

Atualizadas às 11h00

O Piauí foi um dos estados que registrou mais redações nota 1000 no Enem 2023 do Brasil.  O estado está entre os cinco com mais candidatos com a maior nota do Enem. São Paulo e Rio de Janeiro tiveram sete candidatos e Piauí, Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul tiveram seis alunos. A consulta para os candidatos verem suas notas só foi liberada nesta manhã. 

Das 60 maiores notas da redação, realizada  durante do Exame no ano passado, seis são candidatos piauienses. No ano passado, somente 18 candidatos em todo país conseguiram nota 1000, uma delas foi uma estudante do Piauí. Este ano, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

No Piauí, um total de 99.644 candidatos foram inscritos para participar da prova. 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam uma entrevista coletiva para comentar sobre os resultados. (Confira o ao vivo acima). 

Durante a entrevista coletiva, o Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do exame como o acesso às instituições de ensino superior de todo o país.

“O grande objetivo dessa apresentação é sensibilizar os jovens brasileiros da importância do Enem. O Enem é uma política que garante equidade, democratização no acesso. Hoje, um jovem de qualquer lugar do Brasil pode fazer o Enem para qualquer universidade em qualquer local do país”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, Camilo Santana anunciou que o MEC irá tomar medidas para identificar a razão da evasão dos estudantes em relação ao Enem.

“46,7% dos jovens das escolas públicas do Ensino Médio brasileiro fizeram o Exame, menos da metade. Então, precisa-se identificar qual a razão que esse jovem que está concluindo o Ensino Médio naquele ano não está realizando o Enem. Então, precisamos identificar os motivos em cada rede, em cada estado e dialogar com as redes para identificar os motivos disso. Nós queremos identificar o motivo do estudante se inscrever e não fazer a prova, então a gente quer identificar a razão”, pontuou.

O ministro destacou também que o MEC irá premiar os estudantes que alcançaram bons resultados na prova e o programa financeiro de auxílio aos estudantes do Ensino Médio com uma ajuda específica para o Enem. 

“Eu quero parabenizar aqueles jovens que tiraram nota mil na Redação. O MEC está construindo uma política de reconhecimento aos resultados de todos os jovens e professores. Acho que é importante reconhecer e premiar os resultados da educação brasileira, principalmente pública brasileira. Nesse programa que será lançado pelo presidente, eu posso adiantar que terá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem. O jovem regular vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano ele vai receber um valor para fazer a prova do Enem”, ressaltou Camilo Santana.

Veja também: 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a superintendente da Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, explicou o próximo passo que o candidato deve seguir após a divulgação da nota. 

“O candidato que obteve um desempenho vai agora, a partir do dia 22 até o dia 25, ingressar no Sisu. Este ano, haverá um único edital lançado por ano, portanto, em 2024 só haverá um edital do Sisu, embora o ingresso possa acontecer tanto no primeiro semestre quanto no segundo”, destacou a superintendente.

Viviane Carvalhedo ressaltou ainda a mudança na Lei de Cotas no Enem 2023. Neste ano, candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência concorrerão às vagas reservadas apenas se não alcançarem, inicialmente, as notas para a ampla concorrência.

“Este ano, o Sisu vai respeitar a Lei de Cotas, portanto, o estudante que, mesmo tendo indicado no Enem 2023 cotas para as ações afirmativas, pode ingressar com base no seu desempenho dentro da ampla concorrência também. Uma boa novidade”, destacou.

Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível

Já está disponível para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. São 127 universidades, distribuídas por todo o país, e 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

No Piauí, as universidades estão ofertando 10.515 vagas. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a prova de redação.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 22 de janeiro. Os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais