Cidadeverde.com

Meio ambiente, lazer e economia: confira as dicas de “mochileiros” para explorar o mundo

Imprimir

Imagem Pixabay

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida, mas pode ser custosa, cansativa e até perigosa para o meio-ambiente. No entanto, atualmente, muitos entusiastas de viagens estão optando por um estilo de vida mais econômico e sustentável, e estão descobrindo maneiras de explorar o mundo com pouco dinheiro e impacto reduzido. Apelidados de “mochileiros”, essa nova geração de aventureiros mistura um estilo de vida frugal, a curiosidade, coragem e economia e fornecem dicas para todos que desejam viajar de forma consciente, dentro do próprio país ou até mesmo para locais estrangeiros - como mostra o guia da ExpressVPN - sem impactar a qualidade de vida ou as possibilidades de trabalho. Confira.

Escolha e misture meios de transporte eficientes

Uma das principais decisões que os mochileiros precisam tomar é a escolha do meio de transporte. Optar por caronas, bicicletas, caminhadas ou transporte público é uma maneira excelente de reduzir o impacto ambiental de sua viagem e economizar dinheiro.

  • Caronas compartilhadas: aplicativos como BlaBlaCar e grupos de carona nas redes sociais permitem compartilhar viagens com outras pessoas, economizando dinheiro e recursos. Além disso, a carona é uma oportunidade para conhecer locais e ouvir histórias fascinantes. Em muitos casos, pessoas diferentes entrarão no carro e descerão em pontos diferentes da rota - otimizando ainda mais o gasto de combustível.
  • Bicicletas: viajar de bicicleta é uma forma saudável e ecológica de se locomover. Muitas cidades oferecem aluguel de bicicletas por um preço acessível, e ciclistas experientes conseguem viajar distâncias realmente surpreendentes dia após dia, com paradas em pousadas de beira de estrada. Para viagens longas, lembre-se de possuir equipamento adequado, carregar ferramentas básicas para arrumar a bicicleta em situações de necessidade, e de verificar seu condicionamento físico antes de encarar a rua.
  • Transporte público: em muitas cidades ao redor do mundo, o transporte público é confiável e acessível, e o Brasil é conhecido por possuir diversas rotas disponíveis por via rodoviária com preços acessíveis e destinos diversos. Atualmente, há também a opção de conseguir ônibus através de aplicativos especializados que oferecem ainda mais destinos e opções de preço e horário. Para quem planeja utilizar o ônibus como principal mecanismo de transporte, uma mochila ou bolsa preparada com carregadores, lanches, agenda e caneta, entre outros pequenos utensílios de conforto, pode se tornar uma aliada que transforma a viagem em algo mais confortável sem precisar gastar muito.

 

Hospedagem econômica e sustentável

A escolha de acomodações é uma parte crucial da viagem de um mochileiro. Procure opções que sejam gentis com o ambiente e com o seu bolso:

  • Hostels: hostels oferecem acomodações acessíveis e são frequentemente o ponto de escolha de viajantes focados no custo-benefício, o que significa que também são os locais ideais para receber dicas, recomendações, encontrar parceiros para dividir custos ou caronas, entre outras informações úteis para seu planejamento. No entanto, é necessário certo grau de tolerância com a divisão dos ambientes, já que frequentemente precisará dormir no mesmo cômodo que outros hóspedes.
  • Acampamento: se você está disposto a aventurar-se ao ar livre, acampar é uma alternativa barata e ecologicamente neutra. Certifique-se de seguir as regulamentações locais para não acampar em propriedades privadas, restritas ou perigosas. É necessário criar um kit de sobrevivência com primeiros socorros, comida de fácil preparo, baterias portáteis, download de VPN e outros apetrechos tecnológicos para garantir que sempre terá algum método de contato em emergências ou navegação com mapas e GPS.
  • Couchsurfing: plataformas como o couchsurfing permitem que você fique na casa de moradores locais de graça. É uma excelente maneira de conhecer pessoas e aprender mais sobre a cultura do destino. Embora existam bons aplicativos dedicados a esta modalidade, há também comunidades ainda maiores em grupos fechados do Facebook, Telegram e WhatsApp - essas comunidades tendem a funcionar baseadas em uma relação de troca, visitando a casa de outras pessoas mas permitindo a visitação em alguma de suas propriedades, ou colaborando com a limpeza e outros recursos durante a estadia. Boas práticas para couchsurfing incluem uma necessaire com itens individuais importantes para sua higiene e cotidiano, baterias portáteis para celular, e ao menos um destino alternativo garantido caso precise mudar repentinamente de hospedagem.

 

Alimentação saudável e barata

Comer é uma parte essencial de qualquer viagem. Aqui estão algumas dicas para economizar dinheiro:

  • Cozinhe suas refeições: ao optar por preparar suas refeições em vez de comer fora, você economizará dinheiro e reduzirá o desperdício de embalagens. Mercados atacadistas também podem oferecer excelentes opções de ingredientes versáteis para preparos em maior quantidade, ideal para quem está dividindo a alimentação com outros viajantes. Em especial, a comida caseira pode permitir uma atenção redobrada às demandas de proteína - maiores durante o esforço físico da viagem.
  • Coma localmente: experimentar a culinária local é uma parte emocionante de viajar. Comer em restaurantes locais, mercados e barracas de comida é muitas vezes mais barato e ajuda a economia local - além de oferecer uma experiência de sabores e costumes muito mais enriquecedora.
  • Evite plástico: reduza o uso de plástico descartável trazendo uma garrafa de água reutilizável e utensílios de comida reutilizáveis. Possuir seu próprio kit portátil para alimentação também evita situações constrangedoras ou pouco práticas ao precisar se alimentar fora de um ambiente como uma casa ou quarto de hotel.

 

Nomadismo digital: trabalhando enquanto viaja

A possibilidade moderna do trabalho remoto já dominou diversas indústrias, e a flexibilidade de tecnologias modernas como o 4G e laptops originou um fenômeno conhecido como “nomadismo digital”: a possibilidade de realizar seu trabalho em qualquer lugar, sem um escritório ou quarto fixo. Um nômade digital bem organizado pode viver viajando por diversos Estados e países, sem nunca interromper sua fonte de renda e sem perder produtividade. Algumas dicas incluem:

  • Encontre Wi-Fi: muitos cafés, bibliotecas e espaços públicos oferecem Wi-Fi gratuito, permitindo o trabalho com velocidades mais rápidas e conexão estável. Clientes de algumas operadoras de internet residencial também ganham acesso a diversos pontos de rede ao redor do Brasil que podem ser acessados ao fazer login com seu CPF.
  • Use redes móveis: se você não consegue encontrar Wi-Fi, investir em um plano de dados móveis pode ser uma ótima opção para manter-se conectado. Para quem planeja viajar internacionalmente, algumas operadoras oferecem cartões SIM mais flexíveis que podem rapidamente se adaptar ao cruzar a fronteira. Para quem fica no país, planos de telefonia controlados por um app são melhores do que pacotes fechados, pois permitem decidir em tempo real quanto gastar em internet conforme sua necessidade.
  • Mantenha backups: durante uma viagem a possibilidade de perder um equipamento, sofrer com danos causados pela chuva, ou até ser vítima de roubo ou furto pode ser grande. Por isso, é fundamental possuir um sistema de cópia de arquivos para a nuvem, além de um HD externo para cópia manual de documentos importantes.
  • Esteja atento ao fuso horário: se você está trabalhando com clientes ou colegas em diferentes fusos horários, certifique-se de ajustar seu horário de trabalho e comunicação de acordo.

 

Aprenda com os locais

Uma das partes mais enriquecedoras de viajar é a oportunidade de conhecer novas culturas e pessoas. Aprenda com os locais e compartilhe suas próprias experiências.

  • Aprenda o idioma local: mesmo um conhecimento básico do idioma local pode melhorar significativamente sua experiência de viagem, abrir novas possibilidades de amizades e interações, e até resultar em um aprendizado mais profundo do idioma no futuro.
  • Participe de eventos locais: festivais, feiras e eventos culturais são ótimas maneiras de mergulhar na cultura local, experimentar novos estilos culinários, e conhecer novas pessoas.
  • Faça amizades: conhecer pessoas locais pode levá-lo a lugares que você nunca encontraria por conta própria e fornecer insights valiosos sobre a cultura local. Mochileiros também tendem a manter redes de contato que fornecem dicas valiosas, troca de favores e até suporte durante emergências.

O estilo “mochileiro” de viajar está cada vez mais popular - o alinhamento de experiências completamente inusitadas com o custo reduzido encaixam no estilo de vida de um número cada vez maior de brasileiros, e tecnologias modernas podem tornar a experiência mais segura e efetiva.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: