Cidadeverde.com

Crise na saúde: ida de prefeito e secretários à Câmara de Teresina é adiada para fevereiro

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

Não vai mais acontecer na quinta-feira (18) as oitivas relacionadas à saúde, aprovadas em sessão extraordinária por vereadores da Câmara Municipal. A ida dos secretários e até do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) foi remarcada para fevereiro, após a conclusão de auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

No ato, os gestores públicos seriam submetidos a diversos questionamentos feitos pelos vereadores sobre os fatos que levaram a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e o que levou ao desabastecimento de insumos em hospitais. 

Segundo o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça, a nova data foi escolhida para que os parlamentares façam as oitavas junto de técnicos do TCE, com base nos dados levantados pela auditoria. 

“A gente analisou que não vale a pena, a gente ter que fazer duas, três, quatro reuniões para debater os pontos sem saber exatamente o que tem que ser debatido. Essa auditoria é feita pelo TCE para mostrar ponto a ponto de outubro de 2023 até o início de 2024 o que deve ser analisado e questionado. A auditoria traz números e informações e a partir do momento que você ouve as autoridades você junta essas informações e gera um relatório bem embasado”, explicou. 

O vereador garantiu também que, embora as oitivas tenham sido adiadas, todas as convocação e convites se mantêm. Foram convocados o ex-secretário de Finanças Esdras Avelino, o secretário de Administração Ronney Lustosa (União Brasil), o ex-presidente da FMS Ari Ricardo e foram convidados o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e o secretário estadual de Saúde Antonio Luiz.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais