Cidadeverde.com

Rede estadual realiza Dia D de matrículas escolares no Piauí; veja onde

Imprimir

O prazo para efetivar a matrícula em uma das 640 escolas Seduc está aberto até o dia 26 de janeiro e, com o propósito de incentivar o ingresso de novos estudantes na rede, gestores escolares, professores e as equipes da Seduc realizam, nesta sexta-feira (19), um dia D de mobilização. As aulas começarão no dia 05 de fevereiro de 2024.

 
Os pontos de mobilização acontecem na capital e em polos no interior do estado. As equipes vão auxiliar os interessados em fazer a matrícula de forma digital e rápida por meio da plataforma Gov.Pi Cidadão. São necessários os dados cadastrais como: nome completo, número do CPF, data de nascimento e documento de identificação com foto. A inscrição deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis, em caso de menores de 18 anos, ou pelo próprio aluno maior de 18 anos. 
 
São disponibilizadas vagas para o Ensino Médio nas modalidades de tempo integral associado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2024, mais 151 escolas Seduc vão ofertar o tempo integral, totalizando 351 escolas. O avanço segue o cronograma de universalização das unidades educacionais na modalidade, que vai até o início de 2026.
 
“As escolas Seduc oferecerão um projeto pedagógico robusto com mais avaliações, aulas de português, matemática, empreendedorismo, inglês, cinema, inteligência artificial, educação esportiva, ambiental e financeira. Além disso, os estudantes terão preparação voltada às olimpíadas do conhecimento, Enem e vestibulares”, disse o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
 
Os estudantes da rede contarão ainda com a oferta de cursos de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. O Projeto Seduc Tec trouxe novos cursos, como o técnico de Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais, Sistemas de Energias Renováveis, Eletrotécnica com ênfase em Hidrogênio Verde e Agropecuária. Outros programas como o de estágio e monitoria estudantil serão remunerados com bolsa de R$ 350,00 e os jovens terão a possibilidade de fazer intercâmbio nos Estados Unidos (EUA) por meio da competição de tecnologia Seduckathon. 
 
Para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece 25 cursos técnicos do EJA TEC, com destaque para Administração, Contabilidade, Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Gastronomia, Informática, Marketing Digital, Pesca com ênfase em processamento de pescados, Porto, Segurança do Trabalho e Turismo.  
 
Outro planejamento importante que está em execução é de modernização, ampliação, reforma e climatização das escolas através do Moderniza Seduc. Por fim, a Seduc anunciou a entrega de fardamento gratuito para todos os alunos em todas as modalidades de ensino, fora outros benefícios como livro didático, transporte e alimentação. 

Dia D em Teresina – 19 de janeiro (sexta):
Horário: 8h as 13h

  • Centro

Local: Praça Rio Branco, Centro – Teresina (PI)

  • Zona Sul

Local: CSU Parque Piauí 
Av. Mal. Rondon, 137, Parque Piauí – Teresina (PI)

  • Zona Sudeste

Local: Praças dos Correios
Rua Deputado Antônio Gayoso, 177, Itararé – Teresina (PI) 

Dia D nas cidades polo do interior do Piauí – 19 de Janeiro (sexta):

  • Parnaíba

Horário: 8h às 12h 
Local: Praça da Graça, Centro – Parnaíba (PI) 

  • Barras 

Horário: 8h às 12h 
Local: Em frente à Unidade Escolar Matias Olímpio – Av. Av. Juscelino Kubitscheck - Conj. Min. Petronio Portela, Barras (PI)

  • Piripiri  

Horário: 8h
Local: Praça da Bandeira, Centro – Piripiri (PI) 

  • Campo Maior 

Horário: 7:30 às 12h 
Local: Início com caminhada saindo da sede da 5ª GRE à Praça Luís Miranda, Centro (Praça da Prefeitura) – Campo Maior (PI)  

  • Regeneração 

Horário: 8h às 12h 
Local: Praça São Gonçalo, Centro - Regeneração (PI) 

  • Valença 

Horário: 8h às 13h  
Local: Terminal Rodoviário de Valença (PI) 

  • Picos 

Horário: 8h às 11h 
Local: Praça Félix Pacheco - Picos (PI) 

  • Floriano

Horário: 8h às 17h
Local: Praça Sebastião Martins, Centro – Floriano (PI) 

  • São João do Piauí 

Horário: 8h às 17h
Local: Praça do Manuca, São João do Piauí (PI) 

  • São Raimundo Nonato 

Horário: 8h às 17h
Local: CETI Edith Nobre de Castro – São Raimundo Nonato (PI) 

  • Bom Jesus 

Horário: 8h às 12h
Local: Praça Marcos Aurélio, Centro – Bom Jesus (PI) 

  • Corrente 

Horário: 8h às 17h
Local: Praça Joaquim Nogueira Paranaguá, Centro – Corrente (PI)

  • Paulistana 

Horário: 8h às 17h
Local: Em frente à Escola Municipal Vaz da Silveira
Av. Mal. Deodoro, 563 - Centro, Paulistana (PI)

 

 

Da Redação 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais