Cidadeverde.com

Rafael Fonteles visita feira de negócios e destaca inteligência artificial na produção de grãos

Imprimir

Fotos: Reprodução / CCom

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (19), da 6ª edição do Dia de Campo da Fazenda Ipê, do grupo Insolo, produtora de soja e milho da região de Baixa Grande do Ribeiro. Durante a feira de negócios, que reúne empresas que atuam no campo, Fonteles destacou a tecnologia empregada para a produção de grãos, envolvendo artifícios como a inteligência artificial (IA). A tecnologia prevê a tomada de decisões do maquinário de acordo com a previsão do tempo, dentre outros sistemas de automação.

"A tecnologia utilizada aqui tem garantido melhores níveis de produtividade para as fazendas do estado e do Brasil de forma geral. Eu mesmo andei agora em um equipamento que opera praticamente sozinho. As fazendas com 4G e 5G estão fazendo uma revolução no agro do Piauí", afirmou o governador.

Rafael também destacou a criação de oportunidades e de emprego e renda, gerados pelo negócio. “Outra coisa que me deixou muito feliz foi saber que o Ricardo Farias, proprietário da Fazenda Ipê, prioriza a contratação e o treinamento de mão de obra local. São moradores que estão sendo qualificados, recebendo salários melhores e, certamente, estão conseguindo melhores condições de vida”, disse.

Ricardo Faria explica que a fazenda é toda digitalizada. "Temos sinal de fibra óptica onde mais de 80% das decisões que nossos equipamentos tomam são realizadas pelo próprio algoritmo. Temos uma universidade de operadores, onde pessoas da comunidade, de Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, entre outros. É a oportunidade de receber um bom salário perto de casa. Assim, a gente melhora a vida das pessoas. Estamos treinando e educando nossos colaboradores", revela.

Dia de Campo-Baixa Grande do Ribeiro13.jpg

Antônio Carrere, presidente para o Brasil da John Deere, empresa de maquinário agrícola, explica que vai abrir uma loja na região em 60 dias. "A agroindústria traz emprego em valor agregado. Nós temos um futuro brilhante no Piauí", acrescenta.

O senador Marcelo Castro explica que os empreendimentos piauienses são exemplo para todo o Brasil. "Em 20 anos, o Brasil cresceu sua produção três vezes, o Piauí cresceu a produção em nove vezes, gerando emprego, renda e melhoria de qualidade de vida. Aqui, não deixamos a desejar a tecnologia de nenhum lugar do mundo", considera.

Com vários estandes e mais de 4 mil inscritos, o Dia de Campo da Fazenda Ipê tem como objetivo oferecer mais soluções para a agroindústria. No evento, são apresentados produtos e serviços de alta qualidade que serão abordados e apresentados na exposição sobre novas tecnologias, sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes, nutrição de plantas e agrodigital. A ideia é fomentar a produtividade e rentabilidade do agro.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais