Cidadeverde.com

Piauí tem previsão de chuva para esta semana; veja quais cidades serão atingidas

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas em 176 municípios do Piauí até o dia 26 de janeiro. 

Entre as cidades atingidas estão: Acauã, Alagoinha do Piauí, Barra D'Alcântara, Cristino Castro, Curimatá, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Floriano, Itaueira, Manoel Emídio, Monsenhor Gil, Paquetá, Simões, Wall Ferraz e Teresina.

A previsão é que possa ocorrer chuva entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Lei também:

Segundo o instituto, até o dia 26 de janeiro, praticamente toda a região Nordeste terá registro de chuva volumosa. Os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros no período. A previsão indica ainda que essa chuva mais expressiva deve atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará.

“Isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido”, informou o instituto.

 

Instruções do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais