Cidadeverde.com

Antiga maternidade vai abrigar Centro de Saúde Especializada; inauguração está prevista para janeiro de 2025

Imprimir
  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

O imóvel onde funcionou por 50 anos a Maternidade Dona Evangelina Rosa agora vai abrigar um Centro de Saúde Especializado. A previsão do Governo do Estado é iniciar as obras de reforma este semestre e inaugurar o novo centro de saúde em janeiro de 2025.

O local vai abrigar um complexo de geriatria, um centro de saúde mental e uma central de diagnósticos. A reforma e o aparelhamento do centro está orçado em cerca de R$ 10 milhões e vai utilizar recursos do tesouro estadual.

O governador Rafael Fonteles visitou o prédio hoje e falou sobre o funcionamento do novo centro de saúde.

"Nosso objetivo é aproveitar essa estrutura, que obviamente precisa ser reformada, para funcionar como um complexo ambulatorial, que vai funcionar em sintonia com as outras estruturas de saúde do Estado", disse o governador.

A expectativa do governo é atender uma demanda crescente de atendimento nestas áreas.

"São áreas da saúde que têm cada vez mais uma demanda crescente. O problema da saúda mental, principalmente no pós-pandemia, aumentou muito. A questão do excesso de tecnologia, também, tem impactado muito a nossa sociedade. A população está ficando mais idosa, a pirâmide etária está se invertendo, então nós temos uma população idosa cada vez maior. Na questão do autismo, cada vez mais as famílias têm dado mais atenção e procurado trazer as pessoas que estão dentro do espectro para a convivência com a sociedade, seja na escola, no trabalho, ou seja, a busca por direitos para a população que tem transtorno do espectro autista tem crescido", explicou.

Complexo de geriatria

O complexo vai abrigar sete consultórios e terá capacidade de atender até 100 idosos por dia.

O local vai ofertar exames específicos para essa faixa etária, como densitometria óssea, consultório odontológico e uma centro de fisioterapia.

Central de diagnósticos por imagem

A Central de diagnósticos por imagem vai atender a toda a população referenciada pela tele-saúde. Vai ofertar exames de imagem como ultrassom, raio-x e tomografia.

Centro de saúde mental

O Centro de saúde mental vai funcionar em dois pavimentos e ofertar atendimento especializado para crianças e adolescentes e, também, para adultos e idosos, em ambientes independentes.

Centro de tratamento para pessoas no espectro autista está sendo licitado

O prédio do antigo Instituto de Perinatologia vai abrigar um centro de referência para tratamento de pessoas dentro do espectro autista. A obra de reforma já está sendo licitada e deve ser concluída, também, em janeiro de 2025. A obra está orçada em R$ 4 milhões. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais