Cidadeverde.com

Piauí envia bolsas de plasma para França fabricar remédios

Imprimir
Uma cooperação entre Piauí de França vai ajudar hemofílicos e portadores da Doença de Willembrand do Estado.Em solenidade realizada na manhã de hoje, com a presença do governador Wellington Dias, o Hemopi enviou 5.600 bolsas de plasma para a França. O laboratório LFB produzirá medicamentos contra essas doenças partir do plasma doado.
 

Governador, Wellington Dias, coordenadora do Hempi, Neuma Café e secretério de Saúde, Assis Carvalho

 
Esses medicamentos virão para o Piauí com uma economia de 40%. Cada dose de remédio custa em média mil dólares. Para que fosse possível a cooperação, o governo piauiense investiu quase R$ 2,5 milhões na aquisição de equipamentos, treinamento de pessoal e reforma física do prédio do Hemopi.
 
“A partir de agora, o Hemopi vai poder dar o tratamento ideal para cerca de 200 pessoas que precisam desse medicamento no Piauí. Esse tratamento vai ajudar tanto pessoas de Teresina como do interior”, disse o governador Wellington Dias.
 
 

A coordenadora do Hemopi, Neuma Café, considera um momento histórico para a política de sangue do Estado. “O hemopi está se ajustando há 1 ano e 3 meses treinando funcionários, informatizando setores e avançando na qualificação de toda a gestão. Agora o hemopi está apto a fazer testes de tipagem de hemofilia, que nenhum outro laboratório público no Estado faz. Também faz o exame para detectar a anemia falsiforme. O plasma doado não fará falta porque apenas um terço do que é coletado no hemopi é utilizado. Daqui a 3 anos o ministério da saúde vai construir um laboratório para a fabricação desse medicamento em Pernambuco”, comemorou Neuma Café, coordenadora do Hemopi.

O secretário estadual de Saúde afirmou que esse convênio vai permitir que muitas vidas sejam salvas. “Esse remédio só é fabricado a partir do plasma sanguíneo e a doação só é possível com a qualidade que o Hemopi tem. Essa doação vai resultar na diminuição do preço e na regularização do envio do medicamento para o Brasil”, explicou Assis Carvalho.
 

Carlos Lustosa Filho (flash do Hemopi)
Leilane Nunes (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: