Cidadeverde.com

Prova de concurso de prefeitura no interior Piauí é anulada após plágio em 50% das questões

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

A prova para o cargo de psicopedagogo do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Landri Sales, no interior do Piauí, foi anulada após plágio em 50% das questões. De acordo com o Ministério Público, que pediu a anulação do certame, metade das questões eram as mesmas do concurso realizado pelo Instituto Machado de Assis, para a Prefeitura de Nova Colinas, no Maranhão, em 2012.

O processo seletivo foi realizado em 17 de janeiro. Foram ofertadas duas vagas e remuneração de R$ 4.420,55. A taxa de inscrição foi de R$ 100. A banca responsável pelo seletivo da Prefeitura de Landri Sales foi a Fundação Vale do São Romão.

Para o promotor Jaime Rodrigues, a utilização de questões idênticas, sem a devida contextualização ou adaptação, pode caracterizar desrespeito ao princípio da isonomia, uma vez que alguns candidatos podem se beneficiar de conhecimento prévio das perguntas. 

Em outro trecho da recomendação, o titular da Promotoria de Justiça de Marcos Parente ressalta que a ocorrência de plágio em questões de provas aplicadas no processo seletivo fere os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da igualdade, da publicidade, da competição e da razoabilidade, importando o plágio em nulidade absoluta do ato.

Segundo o promotor Jaime Rodrigues, a Fundação Vale do São Romão informou que apenas compra questões de outras bancas.

“O que ocorre é que a Fundação Vale do São Romão, assim como as demais instituições realizadoras de seleções, possuem banco de questões adquiridas de institutos de produção e elaboração de itens. Daí a possibilidade de que questões normalmente possam aparecer em mais de uma prova de seleção de diferentes instituições”, explicou o promotor.

O Cidadeverde.com entrou em contato com o prefeito Landri Sales, Deslimon Pereira Soares, que resumiu a declarar que "está sob análise do Ministério Público". 

Ao todo, os candidatos responderam a 40 questões de português, conhecimentos gerais e específicos. Além de psicopedagogo, o certame disponibilizou vagas para cargos como professor, em várias disciplinas, além de nutricionista, pedagogo, psicólogo, entre outros, totalizando mais de 70 vagas. 

NOVA DATA

As provas para o cargo de psicopedagogo foram remarcadas para 04 de fevereiro. A nova data consta em um aditivo publicado no site da banca responsável.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais