Cidadeverde.com

Teresina:12 mil crianças ainda não tomaram vacina contra pólio

Imprimir

Mais de 12 mil crianças de Teresina, menores de cinco anos, ainda não tomaram as doses da vacina contra a paralisia infantil nesta primeira etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite 2009, que se estende até o dia 30 deste mês. Mais de 58 mil já foram vacinadas e a meta da Prefeitura da capital, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é imunizar 71.042 crianças contra a doença.

Os últimos números da campanha foram divulgados, nesta segunda-feira, 6, pela Gerência de Epidemiologia da FMS que, em seu relatório, aponta que 82,61% das crianças de zero a quatro anos de Teresina já receberam as doses da vacina. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o país é a vacinação de 95% das crianças nessa faixa etária.

Para alcançar essa meta, a gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, informa que toda a rede municipal de saúde está mobilizada e a vacinação vem sedo realizada diariamente em todos os postos instalados nas 79 unidades de saúde do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Teresina.

De acordo com os últimos dados fornecidos pela Gerência de Epidemiologia, 13.312 das 14.585 crianças menores de um ano já tomaram as doses da vacina, o que representa um percentual de 91,27% da população infantil nessa faixa etária imunizada. De um a quatro anos, devem ser vacinadas 56.457 crianças, das quais 45.376 receberam as doses contra a pólio, representando 80,37% do total.

Os postos de vacinação das unidades de saúde situadas na área da Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Norte vacinaram, até agora, um total de 20.621 crianças. A Regional Leste-Sudeste imunizou 19.200 crianças, e a Regional Sul trabalhou, até agora, na vacinação de 18.867.

A Gerência de Epidemiologia da FMS apela aos pais e responsáveis que ainda não vacinaram suas crianças que procurem os postos de saúde do município, que estão sempre com equipes preparadas para a aplicação das doses da vacina.

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da vacinação para que a doença permaneça erradicada no Brasil, uma vez que o vírus transmissor da pólio ainda circula pelo mundo e faz vítimas em algumas regiões do planeta.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: