Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros reforça orientações para prevenir afogamentos na região de Picos

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

O 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4° GBM), em Picos, reforçou os cuidados e orientações para prevenir afogamentos. O alerta importante vem após no último final de semana um jovem vir a óbito, vítima de afogamento, na Barragem de Bocaina, distante 24 km do município picoense.

Dados da instituição apontam que este é o primeiro caso de afogamento com vítima fatal em 2024. 

O comandante do 4º GBM, tenente Medeiros, revela que com a chegada do período invernoso os banhistas precisam redobrar a atenção. 

“Sabemos que nessa época do ano, final de férias, carnaval, Semana Santa, muitos banhistas, para sua área de lazer, vão para banhos em piscinas, lagos, rios, represas e até mesmo as piscinas. É importante ficar atento as dicas de prevenção. Cerca de mais de 75% dos afogamentos em crianças de 1 a 9 anos, eles ocorrem em piscinas. É diferentemente dos adultos, nem que a porcentagem esteja a ser maior, estes em rios e lagos”, disse o comandante.

Confira as dicas!

Cuidado com as crianças

Segundos dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, em 2022, quatro crianças morreram afogadas diariamente. Crianças menores de 09 anos, as ocorrências de afogamento acontecem em piscinas e residências.

“Os pais devem ser os próprios guardas-vidas dos seus filhos. Sempre supervisioná-los, caso esteja em algum lugar que possua piscinas ou algum meio aquático. Procurar banhar próximo algum guarda-vida, de preferência em locais que você já conheça. Evite banhar em locais desconhecidos”, alerta.

Cuidados para adultos

Mais de 90% das mortes por afogamento ocorrem por ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais ou por desconhecimento.

“Também nunca tentar salvar uma vítima por si só, caso você veja alguém se afogando, deve se jogar algo flutuante, um pedaço de madeira, uma boia, algo que a pessoa possa se apoiar. Nunca ingerir bebida alcoólica e entrar na água, porque os reflexos eles tendem a diminuir e a pessoa geralmente se sente com mais coragem”, reforça o comandante. 

Em caso da ocorrência de algum incidente deve-se acionar o mais rápido possível os contatos 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (Samu), pois são instituições que prestarão os primeiros socorros e auxiliarão no salvamento da vítima.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais