Cidadeverde.com

Escola de alto padrão em Teresina adota medida proibindo celulares em suas dependências

Imprimir

Foto: Site da greatschool.com.br

Em uma decisão surpreendente, uma renomada escola de elite em Teresina anunciou a proibição do uso de celulares por estudantes em suas dependências, abrangendo todas as séries. A medida, que já começou a valer neste início de período letivo, vai na contramão do que a maioria das escolas vem praticando e visa criar um ambiente focado no aprendizado e nas relações interpessoais. 

Conhecida por oferecer um ensino internacional e adotar metodologias inovadoras, a Great International School chama atenção com essa decisão pioneira no Brasil. O diretor geral da escola, Vilton Soares, afirma que a determinação se baseia em fortes evidências e diretrizes da ONU e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para oferecer um ambiente saudável e ainda mais favorável à interação social e o desenvolvimento emocional das crianças e jovens.

“Nosso objetivo é fortalecer a interação presencial entre os estudantes, estimular o foco nas aulas e reduzir potenciais problemas relacionados ao uso indiscriminado de dispositivos móveis, bem como o cyberbullying e acesso a conteúdos inapropriados. Acreditamos que essa medida também poderá contribuir para um ambiente escolar mais saudável e colaborativo, mitigando os possíveis efeitos adversos destacados pelas pesquisas”, pontuou.

Em seu último Relatório Global de Monitoramento da Educação, divulgado ao fim de 2023, a   Unesco alertou que o uso de equipamentos eletrônicos dentro das salas de aula atrapalha a gestão dos professores com as turmas e pode ser uma grande distração, prejudicando a aprendizagem. E ainda aponta que 1 em cada 4 países já proibiu ou restringiu o uso de celulares dentro das salas de aula. Reino Unido, Finlândia e Nova Zelândia estão entre os países que adotaram essa postura.

Essa recomendação também foi tema do PISA, a principal avaliação mundial da educação. O estudo que mede o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências indica uma associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos alunos.

Foto: Freepik


 
Segundo a Great School, a proibição do uso de celulares se estende a todos os níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Pais, professores e alunos foram notificados sobre a mudança que entrou em vigor neste semestre. E apesar de algumas opiniões divergentes, a instituição ressalta que esta medida reforça  o comprometimento em oferecer uma melhor experiência educacional, com um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual e social. 

Vilton Soares acrescenta que “somente os laptops serão utilizados em algumas séries como medida pedagógica, mas com o gerenciamento total da escola”. 

A decisão certamente provocará debates sobre o equilíbrio entre o avanço tecnológico e as práticas educacionais tradicionais. Recentemente, escolas do Vale do Silício também tomaram decisões parecidas nos EUA por acreditarem que o uso controlado de smartphones será mais uma nova habilidade do futuro. 

No Brasil ainda não há uma lei nacional que proíba o uso de celulares e equipamentos digitais nas escolas. Inclusive, após a pandemia, diversos estados e municípios passaram a incentivar o uso de tecnologias digitais nas escolas. Entretanto, a Unesco vem defendo de maneira eloquente que não existem evidências científicas suficientes para comprovar os benefícios dessa postura.

Aos pais e sociedade, resta acompanhar como essa mudança impactará o desempenho acadêmico e a dinâmica social dentro da instituição.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais