Cidadeverde.com

Propriedade rural tem solo que "queima por dentro"; animal chegou a morrer queimado

Imprimir

Com informações de Valéria Noronha, da TV Cidade Verde Picos

Um fenômeno tem chamado a atenção em uma localidade rural de Ipiranga do Piauí, localizada a 261 km de Teresina. Por lá, o chão literalmente "pega fogo". É possível ver também a fumaça que emana de rachaduras que existem na terra. Um animal já morreu após cair em uma cratera e não conseguir sair, e ser queimado pela combustão.

O agricultor Luiz Gonzaga conta que já teve dois animais que se acidentaram no terreno. Segundo ele, o solo tem rachaduras que, por dentro, acontece a combustão. O fenômeno tem avançado desde 2022 no terreno, que tem cerca de 123 hectares, e que conta com plantação de caju e pequi.

“Aqui da minha terra eu avistei uma fumaça na terra do vizinho. Aí eu fui verificar e aí vi a fumaça subindo, uma cratera aberta. Só que observei que tinha uma área bastante queimada e essa fumaça nunca cessou. No tempo de seca, a quentura da terra é grande. Duas vacas já caíram, uma ficou totalmente queimada, ficou só a ossada. A outra ficou queimada e eu consegui tratá-la por seis meses”, disse o agricultor à TV Cidade Verde Picos.

O professor e geógrafo Elton Arruda explica que a região onde hoje é o sítio do Luís Gonzaga já foi o leito de um rio há mais de 40 anos, e a hipótese principal é que o processo de combustão que acontece no terreno seja a partir dos gases gerados na decomposição da matéria orgânica que havia no leito do rio.

"A hipótese mais plausível é que seja um gás chamado 'fosfina', que emite um cheiro ruim de podre, que não é enxofre, é tipo peixe podre ou ovo podre, algo assim. Ao entrar em contato com o oxigênio por meio do pisoteio, esse gás entra em combustão e então ele vai gerar esse cenário que a gente vê aí. As chamas vão sair, as fumaças vão sair, é mais fácil visualizar a noite. Os animais vão pisotear e nisso eles intensificam a combustão", explicou.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais