Cidadeverde.com

Ex-padeiro de 19 anos é aprovado em medicina na UFPI e realiza sonho da mãe

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

Por Breno Moreno

Estudante de escola pública, Carlos Eduardo Ramos Silva, 19 anos, foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) nesta terça-feira (30), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o jovem, a escolha pelo curso é a realização de um antigo desejo da mãe.

“Decidi que seria aprovado nesse curso porque a minha mãe, que cuidava do meu pai devido a um problema de saúde, me disse que quando foi pela primeira vez em um neurologista com ele, há 20 anos, pediu a Deus para que se um dia ela tivesse um filho homem ele atuasse nessa profissão”, contou. 

Natural de Vila Nova do Piauí, município no Sul do estado, Carlos Eduardo perdeu o pai aos dez anos de idade. Além dele, a família tem outras três filhas, uma formada em pedagogia, outra em filosofia e a terceira concluindo o curso de nutrição. 

Foto: Arquivo Pessoal

Durante o primeiro ano do ensino médio, em 2021, o jovem trabalhou como padeiro enquanto também estudava na modalidade remota por conta da pandemia da covid-19. 

Ele chegou a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) naquele ano, mas acabou zerando a redação. “Eu era padeiro e tirei zero na minha primeira redação no Enem. Não não cursei o primeiro ano do meu ensino médio presencial, porque estava trabalhando naquela época”, lembra. 

No ano seguinte, Carlos Eduardo prosseguiu com os estudos presencialmente no Instituto Federal do Piauí (IFPI), na cidade de Picos. Em 2023, decidiu intensificar ainda mais o aprendizado das disciplinas do Enem, chegando a abdicar de outras atividades de lazer. 

“Me dediquei integralmente ao estudo. Nas minhas férias eu tinha uma média diária de 14 horas por dia estudando, e oito horas durante o período das aulas. Estudei oito meses pela internet, sem fazer nenhum cursinho e sem nunca ter frequentado um colégio particular”, revelou. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ao final, o jovem piauiense conquistou uma média de 796,3 pontos no Enem. Além da aprovação em medicina na Ufpi, Carlos Eduardo também passou em segundo lugar no curso de psicologia da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais concorridas do país. 

“Entrar no site e ver o meu nome na lista de aprovados é como ter a certeza de que nenhum sonho é impossível, que nenhuma luta é em vão quando a gente coloca fé e o esforço em primeiro lugar”, concluiu o jovem. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais