Cidadeverde.com

Lacen e Fiocruz investigam nova variante da Covid no Piauí após detectar a cepa JN.1

Imprimir

Foto: Yala Sena 

Por Yala Sena

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) e a Fiocruz investigam a possibilidade do Piauí ter em circulação uma nova variante da covid-19. Ontem (30), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou a presença da cepa Ômicron JN.1, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de fácil transmissão. 

O infectologista e membro do COE (Comitê de Operações Emergenciais), José Noronha afirmou que a partir de agora o monitoramento é fundamental para saber o comportamento da XDK (cepa ainda não detectável) e a JN.1.

“Eles não tiveram a comparação efetiva e por isso que eles denominaram XDK (XD são os recombinantes entre a Ômicron e a Delta). Eles vão continuar investigando e a gente vai descobrir que variante é essa e é essencial a partir de agora acompanhar”, disse o infectologista.

“Uma variante vai se sobressair em relação a outra? Isso que é importante para a gente como autoridade de saúde pública, independente da variante o que a gente recomenda é vacinação, higienização das mãos e uso de máscaras, que a gente protege contra a covid, influenza e qualquer vírus que possam causar doenças graves”, disse José Noronha. 

O médico informou que as amostram com a possível cepa não detectável até agora passa por análises mais apuradas. 

“Como tem uma gama de vírus e de informação genética muito grande, eles fazem uma informação fracionada, o que é mais frequente e esperado, e a partir daí o que não bate, eles enviam uma amostra para uma análise mais apurada”. 

Vacina protege contra variante da Covid

A OMS lembra que as vacinas são eficazes no combate da Covid-19 e de suas variantes, incluindo a JN.1.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais