Cidadeverde.com

VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância é realizado em Picos

Imprimir
  • dentro_7.JPG Paula Monize
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • IMG_8657.JPG Paula Monize
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize

Por Paula Monize

Nesta quarta-feira (31) o município de Picos sedia o VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS. O evento é uma promoção da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e do Pacto pelas Crianças do Piauí, reunindo gestores e profissionais do setor que atuam nos territórios Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim.
O evento que acontece no Restaurante Gaudêncio tem por objetivo elaborar o Plano Estadual da Primeira Infância, visando o desenvolvimento de políticas públicas na primeira infância.

A primeira-dama do Piauí e coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, ressaltou a iniciativa do projeto no desenvolvimento de ações voltadas para a Primeira Infância.

“Hoje é o 6º Seminário Decentralizado da 1ª Infância no SUAS, que aborda algumas diretrizes que vão ser essenciais para a elaboração do Plano Estadual da 1ª Infância. O Pacto Pelas Crianças é um pacto com ações voltadas para a 1ª Infância, que na área da saúde a gente já tem a nossa carretinha da saúde que leva os serviços de odontologia, oftalmologia e audiometria para as crianças, além do cartão de vacinas das crianças que são atualizadas. Na assistência Social estamos fazendo as obras de reforma e ampliação do Lar da Criança, ampliação do programa PEPAIC, entre outras ações ”, frisou a coordenadora.

A coordenadora Territorial da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Bel da Silva, destacou que o evento é importante para aproximar estado e municípios.

“Essa conexão do governo do Estado com o município, ela é fundamental, ela é essencial. Receber esse debate hoje aqui em relação ao SUAS, a gente abraça principalmente pela discussão de políticas públicas direcionadas especificamente para crianças e adolescentes. A gente fica muito feliz em poder fazer esse evento com uma grande representatividade de movimentos, do governo, da sociedade civil, fazendo essa construção coletiva, que é um dever de todos nós”, disse Bel Silva.

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Oliveira, frisou que o evento capacita os profissionais que atuam com o público infantil.

“Entendemos que Primeira Infância é prioridade. Nós estamos aqui com os técnicos do Criança Feliz, que trabalham de uma forma direta, tanto propondo como executando as políticas voltadas para a Primeira Infância. Nós gostamos bastante dessa forma de descentralizar o que facilitou nós, enquanto o governo municipal está trazendo uma maior quantidade de pessoas, uma representatividade maior, para participar desse evento”, disse a secretária.

No primeiro dia do evento, após a abertura e o credenciamento, acontecerão duas mesas temáticas: "A importância da primeira infância no contexto das políticas públicas do estado" e "Intersetorialidade na primeira infância: educação, saúde e assistência social". Na parte da tarde ocorrem as oficinas de trabalho com as contribuições dos municípios para a construção do Plano Estadual da Primeira Infância, além de subgrupos de trabalho, compartilhamento no GTS e discussões.

O segundo dia será contemplado por duas oficinas, a primeira voltada para visitadores do programa Crianças Feliz e a segunda sobre o registro civil de nascimento. 

O Seminário Descentralizado da Primeira Infância já foi realizado em Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais