Cidadeverde.com

PPP do saneamento básico atenderá áreas rurais do Piauí, afirma superintendente

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

Por Breno Moreno

A proposta de Parceria Público Privada (PPP) para concessão dos serviços de saneamento básico contemplará áreas rurais do Piauí, foi o que garantiu a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Monique Menezes, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (31). 

“Como o estado do Piauí tem uma área rural muito extensa, estamos trabalhando para que não se exclua essa área. O nosso governador pediu para que a gente trabalhasse para que todos fossem abarcados nessa concessão, não deixar ninguém para trás”, destacou a gestora. 

A expectativa é que uma única empresa assuma os serviços atualmente prestados pela A Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), cobrindo todos os municípios da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), com exceção das áreas que já possui contratos válidos. 

“Será uma única empresa para todo o estado do Piauí, com exceção obviamente de onde se tem contrato. Como a parte urbana da capital já tem um contrato de longo prazo com uma empresa privada, já foram realizados investimentos, não vai entrar nessa nova concessão", explicou Menezes. 

O edital da PPP deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano. A intenção é fazer com que o estado alcance as metas estabelecidas pelo Marco Nacional de Saneamento Básico, que é chegar aos 99% de abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2033. 

“Atualmente a Agespisa não tem condições de alcançar essas metas. Hoje a realidade do estado é de que apenas 10% da população tem acesso a esgotamento sanitário. Isso é muito grave, porque isso impacta na saúde dos mais vulneráveis, principalmente as crianças”, concluiu a superintendente. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais