Cidadeverde.com

Matrículas na UFPI para aprovados no Sisu 2024 seguem até o dia 7 de fevereiro

Imprimir

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta semana dois editais que dispõem sobre as normas e critérios de seleção e os procedimentos e cronograma para realização da Matrícula Institucional dos candidatos aprovados na Chamada Regular do SISU 2024.

O candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no processo seletivo do Sisu, na chamada regular, no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

As vagas nos cursos de graduação da UFPI são na modalidade presencial e à distância. Ao todo, a instituições está oferecendo 5.264 vagas para 88 cursos nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2024. As matrículas serão online e realizadas exclusivamente www.ufpi.br/matriculagraduacao.

Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram integralmente e exclusivamente o ensino médio completo em escolas da rede pública, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência, conforme estabelecido o Art. 14 da Portaria MEC n° 2.027, de 2023.

Na UFPI, para garantir a vaga, o aluno precisa fazer dois tipos de matrícula: a Matrícula Institucional, que vincula o candidato à Universidade; e, mais à frente, a chamada matrícula curricular, que vincula o aluno às disciplinas que irá cursar. 

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) preparou uma cartilha ensinando o passo-a-passo para os estudantes aprovados no SISU. Acesse aqui.

Cotistas com comprovação de critérios

Classificados para vagas reservadas ou que aprovados nas vagas da ampla concorrência, devem comprovar critérios de renda, etnia e raça e/ou deficiência precisam fazer, das 8h do dia 19 de fevereiro às 23h59min do dia 21 de fevereiro, o envio da documentação de validação de cotas. Durante esse prazo, os candidatos que precisam validar a etnia e raça têm de enviar foto e vídeo para o procedimento da heteroidentificação.

Envio da documentação básica (para todos os candidatos)

Candidatos cotistas com documentação validada; candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e candidatos de ampla concorrência devem enviar documentação básica da matrícula institucional das 8h do dia 26 de fevereiro às 23h59min do dia 28 de fevereiro.

Todos os candidatos convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula institucional nos prazos mencionados no edital PREG/UFPI Nº 01/2024. inclusive os candidatos convocados nos cursos que iniciam apenas no segundo semestre de 2024.

Matrícula Curricular

O segundo tipo de matrículas na UFPI é destinado a vincular o aluno às disciplinas. A matrícula curricular ocorrerá de 4 a 8 de março pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. A matrícula curricular deverá ser realizada apenas pelos candidatos matriculados nos cursos/turmas que iniciam no primeiro semestre de 2024. 

Lista de Espera

As vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do SiSU (1º convocação), referente à edição de 2024, serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações, por meio de Edital divulgado nas páginas eletrônicas da UFPI (www.ufpi.br e www.ufpi.br/sisu-cspe).

Aulas

Conforme o Calendário Acadêmico em vigor, as aulas do semestre 2024.1 iniciam no dia 15 de março. 

Confira os editais do SISU 2024:

Confira o Edital Geral do SISU 2024, Nº 02

Calendário Acadêmico de 2024

Edital de Procedimentos e Cronograma de Matrícula Institucional

 

 

Da Redação  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais