Cidadeverde.com

Agentes vão entregar 'check list' para identificar focos de mosquito da dengue em residências

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou nesta sexta-feira (2) uma estratégia para auxiliar na identificação de focos de mosquito da dengue nas residências em Teresina. De acordo com a Gerência de Zoonoses, vai ser o "Calendário Ecoepidemiológico", uma ferramenta que vai ajudar ainda mais o trabalho de campo dos agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Teresina tem registrado um aumento de casos confirmados de dengue. Só do começo do ano até agora, são 122 casos notificados da doença. Não há registro de óbito.

O presidente da FMS, Ítalo Costa Sales, explicou que os agentes vão apresentar ao morador o calendário, que vai ser uma espécie de "check list" com orientações para reconhecer possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

"Durante as vistas domiciliares nossos agentes de endemias vão apresentar ao morador o Calendário Ecoepidemiológico, que contará com um check list com novas estratégias de reconhecimento dos possíveis focos de mosquito naquela residência. Vamos incentivar que o morador faça a conferência do seu imóvel", afirma.

A FMS alerta que caixas d'água, cisternas, vasos e bebedouros de animais continuam no topo da lista dos locais onde mais são encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação é para que a população se atente a potenciais criadouros dentro de casas.

O Brasil já têm 217.481 casos prováveis de dengue e 15 mortes confirmadas e 149 em investigação, nas primeiras semanas de 2024, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (30). 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: