Cidadeverde.com

Incêndio atinge setor de patrimônio no campus da Uespi no Pirajá

Imprimir

 

 

Por Caroline Oliveira e Adriana Magalhães 

Atualizada às 9h01

Um incêndio atingiu a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no campus Pirajá, na zona Norte de Teresina, na manhã desta segunda-feira (5). O incêndio começou por volta das 7h10, no setor de patrimônio, onde funciona um depósito com materiais de todos os campi.

Os funcionários perceberam e tentaram combater as chamas utilizando os sete extintores de incêndio do setor de Patrimônio, porém as chamas se alastraram rapidamente. Os bombeiros chegaram por volta das 7h40 para combater as chamas.

No local eram guardados mobiliário, computadores e outros equipamentos novos que haviam sido comprados para atender aos campi da Uespi, na capital e no interior. 

Segundo o coronel Emídio, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado e restrito ao prédio do Patrimônio, por volta das 8h40. 

"Isolamos o fogo nesse prédio. Já realizamos vistorias em todos as paredes externas da edificação e não há risco do incêndio se alastrar para outros prédios. Estamos trabalhando de fora, porque o teto e as paredes apresentam risco de colapsar", explicou. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Três viaturas do Corpo de Bombeiros já estiveram no local. Na Uespi não há hidrante e a água utilizada no combate ao incêndio está sendo transportada pelas viaturas do Corpo de Bombeiros.

"Já utilizamos três viaturas aqui. Abrimos saídas para a fumaça e o ar quente, para ajudar no combate ao incêndio. Estamos aguardando a chegada de mais um carro para fazer o rescaldo", disse.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A professora Samara Jericó, que está à frente da assessoria de imprensa da Uespi explicou como o incêndio começou.

"O fogo começou entre 7h e 7h30. Os funcionários do setor já estavam aqui e tentaram combater as chamas com os extintores, mas o material que estava armazenado lá dentro é de fácil combustão e o fogo se alastrou rapidamente. Conseguimos salvar alguns documentos e equipamentos", disse. 

Sobre o material que estava armazenado no local, a professora explicou que se tratava de mobiliário e equipamentos de informática, mas salientou que ainda não é possível falar sobre o prejuízo financeiro deixado pelo incêndio. 

"Aqui estavam guardados mobiliários, como carteiras e estruturas de escritório, como mesa e cadeiras. Haviam também computadores. Ainda não é possível dizer quanto de material foi perdido, porque já haviam sido concluídas obras aqui no campus Torquato Neto e Clóvis Moura e o mobiliário já havia sido enviado", explicou. 

A Uespi informou que nenhum servidor ficou ferido durante o incêndio. 

"Todos os servidores saíram à tempo e sem ferimentos. Quando eles viram que não conseguiriam debelar as chamas eles se retiraram no local e aguardamos a chegada do Corpo de Bombeiros", finalizou a docente.

Sobre as causas do incêndio, o comandante operacional do corpo de Bombeiros, coronel Emídio, disse que somente a perícia é que poderá responder a esta pergunta. 

"Agora vamos concluir o trabalho de resfriamento do prédio, para que a perícia possa ser realizada em segurança. O depoimento dos funcionários, que viram o início do incêndio, também pode nos ajudar a entender o que aconteceu aqui", finalizou.

  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 8.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais