Cidadeverde.com

Comércio lojista de Picos funcionará durante Carnaval

Imprimir

                                                                                                                                                                                                             Fotos: Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

O comércio lojista de Picos deverá funcionar durante os dias da Festa de Momo (Carnaval). A Associação Comercial e Industrial da Grande Picos (Acinpi) emitiu comunicado sobre a abertura do comércio na segunda-feira (12) e terça-feira (13).

De acordo com o presidente da Acinpi, Welson Leal, não houve acordo na convenção coletiva para a troca de feriados do Dia do Comerciário e da Consciência Negra na segunda e terça de carnaval. Sendo assim, a abertura de lojas está mantida.

"Durante a convenção não houve avanço que também envolve a troca dos feriados da segunda e terça-feira de Carnaval com relação ao feriado do Comerciário e da Consciência Negra. Não houve negociação, não houve acordo, então o comércio de Picos, as lojas, poderão abrir nestes dias de segunda e terça de Carnaval, exceto postos de combustíveis, farmácias e supermercados que já fizeram a sua negociação", explixou Welson Leal.

Sobre a abertura do comércio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Picos (Sintracs), Marcos Holanda, destacou que a iniciativa mesmo legal traz prejuízos para o funcionário e empregador.

"Todo ano sempre tem essa polêmica do feriado de Carnaval. Picos tem uma tradição que a terça de Carnaval nunca abriu e já fizemos a convenção do setor de supermercados e farmácias já concedeu o feriado na segunda e será fechado. Ficou apenas o setor lojista. Essa atitude de abrir, mesmo sendo legal, gera prejuízos para o trabalhador que não vai gozar do lazer no Carnaval e para o empresário que não terá pra quem vender, bancos e supermercados fechados, as pessoas não circulam na cidade", frisou.

Presidente Marcos Holanda

Marcos Holanda ainda ressaltou que 50% do setor lojista, de forma individualizada, fechou acordo para fechamento das atividades econômicas na segunda-feira (12).

"Metade dos lojistas já entraram em acordo conosco para fechar o comércio na segunda.  Não queremos uma briga com os lojistas, mas entendemos a importância de existir acordos", pontuou.

Acordo farmácias e supermercados

Após convenção, o setor de farmácias e supermercados estará fechado na segunda-feira (12) onde será atribuído folga pelo Dia do Comérciário, celebrado em 30 de outubro (terça-feira). A abertura na terça-feira (13) ficará a critério do empregador. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais