Cidadeverde.com

Criminosos usam nome da PRF para aplicar golpes através de e-mail e órgão faz alerta

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta quarta-feira (07) que criminosos estão aplicando golpes através de e-mails relatando a existência de falsas multas e direcionando o usuário para um QR Code para efetuar o pagamento da infração. 

Nas suas páginas oficiais, a PRF fez um alerta destacando que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas somente pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no app Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal e publicadas, na forma de Edital, no Diário Oficial da União.

Já os autos com suspeitas de irregularidades ou com informações sem fundamentação legal são analisados pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Uma vez constatado que o auto de infração possui um vício insanável, ele é arquivado por decisão da autoridade de trânsito, devidamente fundamentada e formalizada.

Segundo o órgão, a estratégia mais utilizada pelos estelionatários é o envio de correspondências eletrônicas (e-mail, SMS) ou ligações de números fakes informando a concessão de benefícios (prêmios, promoções, milhas) ou informando a existência de infrações supostamente cometidas pela vítima.

“Além do prejuízo financeiro, essa vítima pode passar por grandes aborrecimentos”, pontuou a PRF.

Vejas dicas de segurança para evitar cair em golpes:

  1. Vá direto na fonte. O site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação. Acesse:

https://www.gov.br/prf/pt-br/servicos/multas/nada-consta
https://www.gov.br/prf/pt-br/assuntos/notificacao-por-edital

Obs.: O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) está disponível no APP Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente pela loja de aplicativos do seu sistema operacional.

  1. Desconfie sempre. Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;
  2. Proteja-se. Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.
  3. Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.

 

Da Redação (Com informações da PRF) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais